Visão de futuro | Cenário de mercado
Cenário de mercado
Nova dinâmica comercial desafia empresas como a Samarco a equilibrar custos competitivos, relações comerciais de longo prazo e base de clientes diversificada
Durante 2014, um novo ambiente de negócios veio sendo construído para o setor mineral, expondo empresas como a Samarco a uma complexa combinação de desafios comerciais e operacionais.
Diferentemente de anos anteriores, em que a alta nos preços e as oscilações em patamares mais elevados se mantinham como tendência, foi registrada queda expressiva no preço do minério de ferro, combinada a um aumento da oferta global do insumo.
No que concerne ao minério de ferro bruto com origem no Brasil, o preçofree on board(FOB), referente à mercadoria no local de fabricação/armazenamento, caiu de US$ 100,5/tonelada, em janeiro de 2014, para US$ 53,3/tonelada, em dezembro – recuo de 47%. Embora em patamares menores, os preços de pelotas de minério de ferro registraram queda proporcional.
Entre os fatores de influência para essa mudança de cenário estão uma tímida retomada do crescimento em economias maduras, como os Estados Unidos, a ligeira desaceleração do mercado da China, estratégico por conta de sua força no setor siderúrgico, e um aumento da oferta global de minério de ferro.
A queda no preço do minério impactou todo o setor de mineração, abalando de forma mais ampla balanças comerciais como a brasileira – na qual o produto é um dos principais itens da pauta de exportações. Nacionalmente, o fluxo de exportação caiu 7%, influenciado também pela queda nos preços decommodities como milho e soja, bem como pela queda de preço do petróleo e pela variação cambial (veja quadro).
Segundo análises de mercado, a tendência de queda nos preços deve se manter ao longo de 2015, com gradual recuperação prevista para o período após 2016. A diminuição da demanda de minério de ferro importado, por conta do consumo de estoques intermediários por parte das siderúrgicas chinesas, ajuda a explicar tais previsões.
Preços (FOB) de exportação de minério de ferro 2014
Rebocadores e navio em Ubu, Espírito Santo
Nosso posicionamento
Na Samarco, trabalhamos com a observação de riscos e a projeção de cenários para lidar com as variações naturais de nosso segmento de atuação. Por meio das áreas comercial, de inteligência de negócios, de estratégia e de gestão de riscos, atualizamos nossa abordagem e definimos focos de atuação, a fim de adaptar a Empresa às novas dinâmicas de mercado e garantir sua competitividade, preservando a margem líquida e os resultados de negócio.
Em 2014, lidamos principalmente com o desafio de garantir patamares mínimos de prêmio (valor diferencial, relacionado à qualidade do produto e ao processo de produção) das pelotas de minério de ferro, em um cenário altamente restritivo.
No médio prazo, também teremos de lidar com um minério de qualidade inferior, em função do processo natural de exploração das minas em Germano (MG), o que demandará investimentos em tecnologias para manter a qualidade de nosso produto (saiba mais sobre nossos investimentos em Focos Estratégicos) e seu teor de ferro, evitando impactos nos preços de venda.
Por outro lado, apesar de a demanda por nossos produtos – pelotas – ter se mantido alta, garantindo a comercialização de toda a nossa produção anual, estamos cientes de que alta produtividade, rentabilidade, relações comerciais focadas em longo prazo e redução de custos serão as alavancas de valor para a Samarco nos próximos anos, rumo ao alcance da Visão 2022.