Visão de futuro | Visão de sustentabilidade
Visão de sustentabilidade
Faz parte de nossa estratégia investir na gestão da sustentabilidade e na definição de metas que expressam nossos compromissos sociais, ambientais e econômicos
Ciente das oportunidades que tem para aprimorar seu modelo de negócios, conectando efetivamente a sustentabilidade às estratégias e às tomadas de decisão, a Samarco possui, desde 2012, o Modelo de Sustentabilidade. Alicerçado em quatro pilares – liderança pelo exemplo, inovação e tecnologia, redes colaborativas e empreendedorismo responsável –, o modelo é centrado no conceito de construção de confiança e caminha junto do Mapa Estratégico e da Visão 2022.
É a partir da confiança, conquistada com cadastakeholder, que acreditamos na capacidade de equalizar a expansão dos negócios e promover impactos positivos, minimizando as externalidades negativas de nosso negócio.
Nosso principal desafio, hoje, é disseminar esses pilares não somente entre nossos executivos e líderes, mas também nos níveis gerenciais, técnicos e operacionais da Empresa. Em sintonia com nossos investimentos em excelência operacional, desenvolvimento de lideranças, inovação e diálogo social, acreditamos estar caminhando para a efetiva aplicação do modelo em todas as atividades, internalizando uma cultura de sustentabilidade entre empregados, contratados estakeholdersexternos.
A sociedade participará do processo de decisão das empresas, a fim de influenciar e fazer a diferença na estratégia e no plano operacional para garantir valor compartilhado, equidade e uma “licença social” para operar e crescer.
Liderança pelo exemplo
Diz respeito às ações que devemos empreender internamente para engajar nossa força de trabalho, tornando-a propulsora e guardiã do desenvolvimento sustentável, na Empresa e fora dela.
Redes colaborativas
Abordam a construção de relações de desenvolvimento mútuo, em parceria com a sociedade civil, os governos, os clientes e demais públicos com que nos relacionamos, impactando positivamente a reputação da Samarco e do setor e gerando valor compartilhado.
Inovação e tecnologia
Em sintonia com o Mapa Estratégico, propõe a busca pela excelência tecnológica e socioambiental das operações, em um modelo produtivo mais eficiente e enxuto, agregando valor ao negócio e, consequentemente, à sociedade.
Empreendedorismo responsável
Reitera nosso compromisso com os três pilares da sustentabilidade, internamente e na cadeia de valor, tendo a ética como base de nossa conduta.
Nossos compromissos GRI G4-15, G4-16
Pacto Global– somos signatários dos dez princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2002, reportando nossos avanços por meio deste relatório
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)– estamos comprometidos com os oito objetivos do milênio, propostos pela ONU em 2000
Contribuição Empresarial para a Promoção da Economia Verde e Inclusiva– somos signatários da carta Contribuição Empresarial para a Promoção da Economia Verde e Inclusiva, divulgada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012
Carta Aberta ao Brasil sobre Mudanças Climáticas– documento que assinamos em 2009, marcando o posicionamento de 21 empresas de diversos segmentos sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa
Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção– assinado em 2006 durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos, propõe melhores práticas de combate e prevenção de ocorrências de corrupção
Processo de materialidade
Dando sequência aos processos regulares de consulta e diálogo com seus públicos de relacionamento, a Samarco realizou, em 2014, um novo processo de materialidade, a fim de definir e atualizar sua lista de temas relevantes, segundo a percepção destakeholdersinternos e externos.
Além de entrevistas sobre temas específicos com 14 executivos da Diretoria e gerências-gerais da Samarco, foram realizados grupos focais com empregados, envolvendo 18 pessoas.GRI G4-43
Os painéismultistakeholders envolveram 25 pessoas, incluindo comunidade e poder público, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Adicionalmente, uma pesquisa online consultou contratados, fornecedores e formadores de opinião, em um total de mais de 150 pessoas, e a Gerência-Geral de Marketing, que mantém contato direto com nossos clientes, mapeou a percepção desse público. GRI G4-24, G4-25, G4-26
Os temas foram priorizados e validados pela liderança da Samarco em encontros específicos, com envolvimento direto da Gerência-Geral de Comunicação e Desenvolvimento Socioinstitucional. O processo, ocorrido entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, mapeou dez temas materiais para a Samarco.
A nova materialidade busca maior aderência ao Mapa Estratégico e ao Modelo de Sustentabilidade, a fim de priorizar ações e estratégias que respondam às necessidades imediatas da Empresa e dos públicos com os quais nos relacionamos.
Nossos temas materiais GRI G4-19 | O que faremos GRI G4-27 | Quem impactamos* GRI G4-20, G4-21 | Conexão com o Modelo de Sustentabilidade |
Uso sustentável da água | Reduzir a captação de água nova e fortalecer os processos de uso eficiente de recursos hídricos na Empresa | Comunidade Poder público ONGs e entidades | - Inovação e tecnologia |
Internalização da cultura da sustentabilidade | Engajar empregados e lideranças nos temas, aspectos e políticas socioambientais da Samarco | Empregados Contratados Alta liderança | - Liderançapelo exemplo - Empreendedorismo responsável |
Transversalidade da ética e prevenção à corrupção | Garantir a obediência às nossas normas, às políticas e à legislação aplicável de ética e conduta em todas as nossas atividades internas e externas | Empregados Contratados Alta liderança Fornecedores Clientes Poder público | - Empreendedorismoresponsável - Liderança pelo exemplo |
Licença social para operar e engajamento das comunidades vizinhas | Construir e gerar valor para o território, propiciando às comunidades oportunidades de desenvolvimento e disponibilizando canais de diálogo e prestação de contas | Comunidade Poder público ONGs e entidades | - Empreendedorismoresponsável - Redes colaborativas |
Infraestrutura: dentro da Samarco e nas comunidades locais | Contribuir para a qualidade de vida da área de influência direta, com entregas que beneficiem a população local, além de maximizar e estruturar o crescimento interno da Empresa | Comunidade Poder público ONGs e entidades | - Empreendedorismoresponsável - Redescolaborativas - Inovação e tecnologia |
Qualidade e incentivo à contratação de mão de obra local | Valorizar o capital humano das comunidades da área de influência direta | Empregados Contratados Fornecedores | - Empreendedorismoresponsável - Redes colaborativas |
Resultados financeiros por meio da eficiência operacional | Garantir a saúde financeira do negócio por meio de investimentos em produtividade, eficiência, excelência e redução de custos | Empregados Contratados Alta liderança Fornecedores | - Liderançapelo exemplo - Inovação e tecnologia |
Redução de ruídos nas operações | Prevenir ocorrências, reclamações e registros de ruído excessivo ou acima dos padrões nas operações, em Minas Gerais e no Espírito Santo | Comunidade Empregados Poder público ONGs e entidades | - Inovação e tecnologia |
Redução de emissões nas operações | Diminuir o patamar de emissões de poluentes atmosféricos e de gases de efeito estufa | Comunidade Poder público ONGs e entidades | - Inovação e tecnologia |
Eficiência energética | Aprimorar o desempenho das operações em relação ao consumo de energia, priorizando o uso eficiente e a diminuição da intensidade energética | Comunidade Poder público ONGs e entidades | - Inovação e tecnologia |
* A extensão dos impactos indica os principais locais e públicos, dentro e fora das operações da Samarco, em relação aos quais os temas materiais são mais críticos.