Quem somos | Gestão de riscos
Gestão de riscos
Para identificar externalidades que podem afetar o futuro dos negócios, apostamos em gestão ativa, com seminários, testes e ações de engajamento das lideranças da Empresa
Na Samarco, consideramos a gestão de riscos um requisito básico para o cumprimento de nossos planos de negócio. Para alcançarmos a Visão 2022 e mantermos a solidez dos nossos resultados e da nossa contribuição à sociedade brasileira, apostamos em um sistema de riscos e controles internos baseado embenchmarksde mercado, na legislação internacional e nas práticas de nossos acionistas.
Expresso na Política de Gestão de Riscos e no Manual de Gestão de Riscos Corporativos, nosso modelo permite monitorar, analisar e controlar os impactos das principais externalidades que podem afetar o futuro de nosso negócio.
Os riscos são classificados conforme sua natureza – como ambiente de mercado, aspectos legais, saúde e segurança e impacto ambiental – e também quanto ao seu nível de criticidade/materialidade, considerando eixos essenciais para a continuidade de nossas operações. Trabalhamos, atualmente, com cinco categorias: estratégicos; operacionais; de projetos; financeiros e de conformidade; e de saúde e segurança.GRI G4-2
A Samarco reavalia anualmente seus riscos, para que possa acompanhar quaisquer mudanças de ambiente percebidas no seu negócio, seja no cenário interno (projetos, estratégia, resultados etc.) ou externo (mercado, tendências macroeconômicas etc.). O mapeamento é feito a partir da projeção e simulação de cenários, em um trabalho que envolve a gerência-geral responsável e as áreas técnicas da Empresa.GRI G4-2
Ao longo de 2014, foram realizados mais de 30 seminários de avaliação de riscos, entre estratégicos, operacionais e de projetos, além de avaliações conjecturais, como as ligadas a importantes eventos (Copa do Mundo e eleições federais) e à disponibilidade de energia elétrica. Mais de 300 empregados foram envolvidos. No total, foram mapeados 24 riscos considerados materiais e 48 riscos não materiais e elencadas mais de 500 iniciativas para tratamento.
Todos os riscos possuem planos de ação monitorados mensalmente e, quando classificados como materiais, os controles são submetidos a avaliações de efetividade, segundo metodologia própria. Entre os riscos materiais já monitorados, a forte oscilação no preço do minério de ferro é um exemplo de como a Samarco pôde antever esse cenário e se preparar para mitigar seus impactos. Outros temas relevantes durante o ano são os recursos hídricos – por conta da estiagem prolongada na Região Sudeste – e a pressão de custos, que tem estimulado iniciativas focadas em produtividade e excelência (leia mais em Focos estratégicos).
Outro destaque do ano foi o avanço na implantação do Sistema de Prevenção e Gestão de Crises, que estabelece planos de continuidade do negócio para os maiores riscos materiais e propõe simulados, teóricos e práticos, abordando cada plano. Em 2014, executamos pela primeira vez seis simulados conjuntos para examinar a capacidade de resposta da Empresa a crises, envolvendo os serviços de emergência, as áreas gerenciais e o Comitê de Crise, com reflexos em todos os níveis da organização.
Fruto de nossos aprendizados e desafios ao longo do ano, em 2015 pretendemos aprofundar as avaliações de controles e incluir novos temas, bem como consolidar o sistema de gestão de crises.
A Samarco monitora continuamente seus riscos, seja no cenário interno ou externo
Guias de conformidade
Nos últimos três anos, a Samarco vem desenvolvendo guias de verificação de conformidade baseados nas legislações Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) e UK Bribery Act, usados para munir as áreas técnicas de conhecimentos e métodos de gestão de conformidade. Em 2014, foram concluídos documentos sobre os temas Comunicação e Desenvolvimento Socioinstitucional; Operações Portuárias; e Geotecnia e Barragens. Além disso, foi revisado o guia de Suprimentos. Em 2015, a expectativa é elaborar o guia de Saúde e Segurança; complementar o guia de Geotecnia e Barragens, com a inclusão do tema Disposição de Estéril; concluir o tema Gestão Imobiliária; e revisar o guia de conformidade da área Financeira.