Desenvolvimento com Envolvimento - SamarcoDesenvolvimento com Envolvimento

Relatório Anual de Sustentabilidade 2014

RAS2014

Resultados e perspectivas | Transformação social

Transformação social

Para promover mudanças positivas nos territórios em que atuamos, apostamos no desenvolvimento das pessoas e no diálogo permanente com a sociedade

Pacto Global 1: Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência
Pacto Global 2: Assegurar a não participação da empresa em violações de direitos humanos
Pacto Global 3: Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva
Pacto Global 4: Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório
Pacto Global 5: Erradicar efetivamente todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva
Pacto Global 6: Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego
Pacto Global 7: Assumir uma abordagem preventiva, responsável eproativa para os desafios ambientais
Pacto Global 10: Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno

A Samarco está comprometida com a transformação positiva dos territórios de sua área de atuação, posicionando-se como um agente de desenvolvimento local. Cientes dos efeitos positivos que somos capazes de promover, apostamos na implantação de projetos que estimulem o desenvolvimento local e a conexão de atores sociais que alavanquem a qualidade de vida nos territórios de nossa atuação.

Presentes em nosso Modelo de Sustentabilidade e na Visão 2022 (leia mais em Focos estratégicos), a reputação, o bom relacionamento com os stakeholderse a transparência no diálogo social são considerados ações essenciais para a perenidade da Empresa. Por isso, dispomos de políticas, fóruns e diretrizes, revisados periodicamente, em sintonia com o Mapa Estratégico da Samarco.

Nos últimos anos, investimentos e programas direcionados por nossa estratégia de transformação social têm contribuído para melhorar a qualidade de vida na área de influência, incluindo os eixos de educação e geração de renda, voluntariado e desenvolvimento territorial. Temos como prioridade o respeito às comunidades que residem próximo de nossas operações e buscamos deixar um legado positivo onde estamos presentes. Com a entrega do Projeto Quarta Pelotização (P4P), por exemplo, além de investimentos voluntários e oriundos de condicionantes, desenvolvemos uma série de ações culturais, educativas, de infraestrutura e de qualificação voltadas à comunidade.

Em 2014, realizamos um novo processo de materialidade, por meio do qual identificamos os temas mais relevantes para a gestão da Empresa, de acordo com a percepção de nossos públicos de relacionamento internos e externos (leia mais em Visão de sustentabilidade). Por meio dessas práticas, reforçamos o interesse em promover o diálogo social e integrar o olhar da sociedade ao nosso planejamento de negócios.

 
Tema material 3: Licença social para operar e engajamento das comunidades vizinhasTema material 4: Infraestrutura: dentro da Samarco e nas comunidades locaisTema material 5: Qualidade e incentivo à contratação de mão de obra local

Comunidade

A cultura de troca, escuta e diálogo permanente com as comunidades influenciadas pelas atividades da Samarco é um dos principais motores para a construção de laços de confiança entre nós e a sociedade. Hoje, as operações da Samarco influenciam diretamente mais de 840 mil pessoas, em 81 comunidades, de 30 municípios, nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Acreditamos no propósito do diálogo aberto e de confiança que temos com os diversos agentes do território, apostando na manutenção de canais e fóruns de relacionamento, em estratégias que norteiam investimentos socioinstitucionais e no engajamento de nossosstakeholders.

Entre os fóruns de diálogo estruturados estão os encontros com a comunidade; o Fórum de Acompanhamento das Licenças Ambientais da Samarco (Falas, implantado no Espírito Santo); os Comitês de Desenvolvimento Local; os encontros de Liderança; e o Programa de Visitas. Nesses fóruns, tratamos dos impactos negativos e positivos, qualificamos e desenvolvemos as comunidades, levamos informações sobre a Empresa e ouvimos as pessoas.

Nossa estratégia de transformação social tem como focos educação e geração de renda; desenvolvimento territorial; e cidadania e participação social. No eixo de educação e geração de renda, alavancamos o desenvolvimento sustentável por meio da universalização do conhecimento, considerando três pilares: educação formal (Cidadão do Futuro); educação para a geração de renda (Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais); e educação ambiental (Programa de Educação Ambiental).

Já a frente de desenvolvimento territorial define parcerias e laços entre o poder público, a sociedade e a Samarco, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da área de influência direta da Empresa. Essa linha engloba investimentos no capital institucional, o apoio à elaboração de planos de desenvolvimento local e regional, a capacitação de gestores públicos e lideranças e a atração de novos negócios que alimentem a cadeia de valor da Samarco e de cada município.

A terceira frente, cidadania e participação social, aborda o engajamento interno, com projetos que disseminam a cultura de sustentabilidade entre os empregados – vistos, por nós, como efetivos agentes de mudança do território – por meio de ações de voluntariado.

Em 2014, ano de entrega do Projeto Quarta Pelotização (P4P), concentramos esforços em manter a comunicação aberta com a comunidade, o poder público e os governos locais, prestando contas a respeito dos avanços, das lições aprendidas e dos benefícios gerados pelo projeto no território. Durante a entrega do projeto, tivemos a oportunidade de agradecer o apoio da comunidade e do poder público no período das obras, além de ressaltar os investimentos socioinstitucionais realizados no período e fazer um balanço dos aprendizados.

Como parte das ações alusivas à conclusão do P4P, foi promovido o Cine Samarco, sala de cinema itinerante que percorreu todas as comunidades mineiras e capixabas envolvidas com o projeto. As exibições de filmes ocorreram simultaneamente às reuniões de encerramento do projeto e alcançaram mais de 23,8 mil pessoas.

 
 

Entre as estratégias de Transformação Social, está a realização de encontros com a comunidade

 
 

Investimento socioinstitucional

Os investimentos da Samarco na comunidade podem ser diretos (propostos pela própria Empresa) ou indiretos (mediante propostas formuladas por instituições externas). Nos investimentos voluntários, o aporte de recursos se baseia na Política de Investimento Socioinstitucional (PIS) e, em 2014, resultou em mais de R$ 10,4 milhões aplicados voluntariamente (veja quadro), acima dos últimos dois anos. Entre as modalidades de apoio estão: contribuição institucional, patrocínio, doação e projetos.

Além dos recursos voluntários, foram investidos outros R$ 10,4 milhões de forma compulsória, em linha com condicionantes e termos de compromisso assumidos pela Empresa. Esses valores não incluem os investimentos associados ao Projeto Quarta Pelotização.

2014 2013 2012
Voluntário PIS 10.470.184,74 9.061.856,65 10.217.148,85
Compulsório Condicionante 53 3.437.978,90 3.634.988,37 2.184.462,60
TCSA 6.180.582,53 1.059.782,80 114.065,00
TC Santa Bárbara 847.776,33 - -
Total compulsório 10.466.337,76 4.694.771,17 2.298.527,60
Investimento socioinstitucional P4P* R$ 8,6 milhões

*Recursos aplicados durante a execução do projeto, entre 2011 e 2014.

 
 

Diálogo social GRI G4-SO1, G4-SO2

Os encontros com lideranças comunitárias e comunidades, os comitês de desenvolvimento, os programas de visitas às operações e o Fórum de Acompanhamento de Licenças Ambientais da Samarco (Falas) representam os principais canais de diálogo social. O Falas, coordenado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), tem participação de representantes da Samarco, de comunidades vizinhas à unidade industrial de Ubu, de ONGs, de prefeituras e da bacia hidrográfica local.

Por meio de todos esses canais, recebemos contatos e mapeamos informações, demandas, dúvidas e necessidades específicas da comunidade nas áreas de influência direta. Em 2014, foram atendidas 1.865 pessoas em Minas Gerais (95 fóruns) e 1.074 no Espírito Santo (89 fóruns).

Na Central de Relacionamento Samarco, a sociedade pode expor sugestões, reclamações, denúncias e outros, por telefone (0800-031-2303). Há, ainda, o Fale Conosco, disponível por meio dosite www.samarco.com.

Por meio desses canais, colhemos sugestões e informações da comunidade sobre nossa atuação e nosso relacionamento, mapeando oportunidades de melhoria que influenciam o planejamento e as iniciativas de diálogo social da Empresa. A proximidade geográfica de algumas comunidades em relação às operações – como Antonio Pereira (Ouro Preto), na unidade de Germano (MG), e Mãe-Bá, Recanto do Sol, Ubu e Parati (Anchieta), em Ubu (ES) –, por exemplo, faz com que nossa operação promova impactos específicos.

Com os registros de questões identificadas pelas comunidades, podemos tratar esses impactos, por meio dos canais de relacionamento e dos projetos socioinstitucionais. Entre os aspectos notados como mais críticos pela comunidade estão emissões, água, ruído, mobilidade urbana e contratação de mão de obra local.

 
 

Comitê Social de Brumal

Em 2013 estruturamos um comitê social na comunidade de Brumal, município de Santa Bárbara (MG). A função desse fórum é fortalecer a relação de vizinhança e estabelecer um canal de diálogo e relacionamento permanente entre a Samarco e a comunidade, que foi envolvida com as obras da adutora instalada na região.

As reuniões contaram com a participação de representantes da comunidade, definidos pelos próprios moradores, bem como do poder público. Foram promovidos dez encontros, entre novembro de 2013 e abril de 2014.

 
 

Contatos feitos por meio da Central de Relacionamento – 20141GRI G4-SO11

Assunto Contatos realizados Contatos tratados Contatos tratados (%)
Reclamações 378 273 72%
Denúncias 8 6 75%
Outros2 4.967 4.712 95%
Total3 5.353 4.991 93%

1Do total de contatos realizados em 2014, 378 referem-se ao P4P.

2Outros incluem elogios, alertas, contatos, convites e informações sobre assuntos diversos como fornecedores, mercado e clientes, P3P, meio ambiente, saúde e segurança e investimento social.

3Do total de contatos realizados em 2014, 1.560 referem-se a oportunidades de emprego.

 
 

Fóruns socioinstitucionais

* Sem considerar as capitais (Belo Horizonte e Vitória).

 
 

Impacto social positivo GRI G4-SO1

 
 

Programa de Desenvolvimento do Produtor Rural

Iniciado em 2008, o Programa de Desenvolvimento do Produtor Rural promove a melhoria da renda, a qualificação e ganhos de produtividade e qualidade de vida de cafeicultores e de suas famílias em 11 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais.

O programa impacta cafeicultores da região do Caparaó, ao longo dos minerodutos, nas cidades de Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto e Muniz Freire, próximo da hidrelétrica da Samarco. Outra área de atuação engloba produtores da Zona da Mata Mineira, tradicional região cafeeira, em municípios localizados ao longo do trajeto dos minerodutos (Espera Feliz, Divino, Santa Margarida, Orizânia e Matipó). Atualmente, participam do programa cerca de 540 agricultores nos dois estados.

Por meio de cursos e consultorias, os agricultores aprendem como agregar valor ao seu café, aprimorando a qualidade do produto e dos processos produtivos e gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais. As melhorias de produtividade são mensuradas por indicadores (veja gráfico).

A iniciativa, desenvolvida pela Samarco em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio da Caparaó Junior, é hoje uma das principais ações da estratégia de transformação social da Samarco. Para 2015, o objetivo é manter o número de atendimentos, avaliar pedidos de adesão de novas comunidades e estabelecer uma indicação geográfica para o produto, na região do Caparaó.

 
 

Desenvolvimento do produtor rural junto a parcerias

 
 
Investimento direto
Programa de Capacitação do Produtor Rural
2014 2013 2012
Número de comunidades contempladas 30 23 12
Número de minicursos ministrados 5 3* 12
Número de produtores assistidos 882 541 366
Amostras de solo 1.783 1.412 791
Lavouras atendidas 1.783 1.412 791
Número de plantas 5.857.244 4.712.494 3.900.000

Em 2014

  • 30 comunidades assistidas (MG e ES)
  • 8,8 milhões de plantas (contra 320 mil em 2009 e 4,7 milhões em 2013)
  • 1.786 lavouras diagnosticadas em 2014
 
 

Produtividade sacas/ha

 
 

Cidadão do Futuro

O programa Cidadão do Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. A iniciativa é desenvolvida em três frentes: qualificação de professores, melhoria na gestão escolar e oficinas complementares com alunos, com foco no aprendizado de Português e Matemática. O programa prevê, ainda, a realização de avaliações e diagnósticos sobre os métodos de ensino utilizados nas instituições dos dois estados. Em 2015, a expectativa é ampliar os minicursos para alunos, com foco nas disciplinas de Português e Matemática.

Em 2014

  • 790 participantes, em:
  • 3 seminários em MG (Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara)
  • 2 seminários no ES (Anchieta e Guarapari
 
 

Programa de Educação Ambiental (PEA)

Dissemina, entre alunos de escolas públicas, conhecimentos sobre respeito ao meio ambiente e sustentabilidade, por meio dos projetos Baú ECOnhecimento (biblioteca itinerante com livros, DVDs, fantoches e fantasias) e Cidadão Ambiental – no qual os alunos desenvolvem uma pesquisa de campo a partir da constatação de uma realidade socioambiental local, resultando em ações simples e factíveis nas comunidades que serão apresentadas em um seminário para o poder público local.

Em 2014, o PEA abrangeu 38 escolas em Minas Gerais e no Espírito Santo, com ações de mobilização e mudança comportamental. Como parte da preocupação da Samarco com o tema água – destacado, inclusive, na materialidade revisada em 2014 –, informações sobre o assunto estão sendo tratadas no PEA.

Em 2014

  • 38 escolas envolvidas
  • 914 professores
  • 10.237 alunos
  • 8 municípios

Voluntariado – Dia V

Na frente de engajamento interno, a Samarco estimula seus empregados e contratados (terceirizados) a participar de atividades de voluntariado, promovendo ações que melhoram a qualidade de vida das comunidades locais e contribuem para o desenvolvimento local.

Participamos anualmente do Dia V, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Em 2014, houve intervenções em nove localidades, contemplando aproximadamente 45 mil pessoas.

Em 2014

  • 3,5 mil voluntários
  • 18 municípios (9 em MG e 9 no ES) contemplados
  • 45 mil pessoas beneficiadas
 
 

Em 2014, o Dia V mobilizou cerca de 3,5 mil voluntários

 
 

Imposto solidário

Permite aos empregados da Samarco destinar até 6% do imposto de renda devido como contribuição para Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.

Em 2014, obtivemos uma maior adesão de voluntários no Espírito Santo e em Minas Gerais, aumento de 31% e 6%, respectivamente. No balanço geral, houve aumento de 9% no número de voluntários em comparação com a campanha de 2013.

Em 2014

  • 372 voluntários mobilizados, sendo a arrecadação total de R$ 224.866,00 (ES – R$ 75.336,00 e MG – R$ 149.530,00)
  • R$ 2.107.696,00destinados pelos empregados da Samarco desde 2000, sendo:
    ES – R$ 798.931,00
    MG – R$ 1.308.762,00

Junior Achievement

A parceria da Samarco com a ONG, que realiza ações focadas em empreendedorismo para jovens estudantes, envolveu 17 escolas em 2014, sendo sete no ES e dez em MG

Em 2014

  • 17 escolas atendidas
  • 112 empregados diretos envolvidos como voluntários
  • 1.077 alunos beneficiados
  • 1.364 horas doadas nas aulas/aplicações

Pensamento sistêmico: avenidas para o desenvolvimento sustentável GRI G4-16

Desde 2013, trabalhamos em um projeto de governança regional, baseado na metodologia de pensamento sistêmico, para municípios de nossa área de influência. Com base em nossa experiência empresarial, identificamos os temas e prioridades locais, mapeamos cenários futuros e ajudamos o poder público e a comunidade a sugerir estratégias (“avenidas”) de desenvolvimento e fortalecimento da gestão local.

O projeto representa uma oportunidade para contribuirmos para o crescimento sustentado dos municípios capixabas e mineiros nos quais atuamos, preparando-os para as oportunidades futuras e estimulando sua autossuficiência e o bem-estar da população.

Em 2014, o projeto-piloto, executado em Anchieta (ES), foi produzido, resultando na entrega do plano estratégico Anchieta 2030. A próxima etapa está relacionada à capacitação dos gestores públicos de Anchieta em metodologias e ferramentas de gestão; ao acompanhamento de sua aplicação prática, por meio da estruturação de um núcleo de projetos e captação de recursos; à estruturação do processo de governança; e à comunicação do desenvolvimento e do êxito dos projetos.

Também durante o ano, realizamos o programa em Mariana (MG) e Guarapari (ES). Ambos os municípios devem ter seus planos 2030 lançados em 2015.

Em 2014

  • 3 municípios envolvidos
  • Plano Anchieta 2030 lançado
  • Elaboração dos planos Guarapari 2030 e Mariana 2030
 
 

Balanço P4P: contribuição para o desenvolvimento GRI G4-EC7, G4-EC8, G4-SO1

Em 2014, com a entrega do Projeto Quarta Pelotização, encerramos um ciclo de importantes investimentos em infraestrutura e projetos socioinstitucionais, que impulsionaram o desenvolvimento do território e trouxeram melhorias concretas para as vidas de milhares de mineiros e capixabas.

Indicadores socioeconômicos

De forma voluntária e de modo inédito, a Samarco monitorou as possíveis interferências do P4P nos sete municípios da área de influência direta nas unidades de Ubu (Anchieta, Guarapari e Piúma) e Germano (Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara).

Foram avaliados e monitorados indicadores de saúde, educação, segurança pública, mobilidade, trabalho, renda e geração de tributos municipais, estaduais e federais desses municípios. O processo foi participativo e compartilhado entre lideranças da Samarco, sociedade civil, iniciativa privada e poder público. Confira os principais resultados:

Tributos

R$ 590 milhões em tributos pagos nas esferas federal, estadual e municipal.

Compras locais

Foram R$ 3,8 bilhões de compras realizadas no P4P. A Empresa realizou R$ 1,8 bilhão de compras para o projeto em Ubu (ES). O número mostra que foram feitos 56% (R$ 976 milhões) do total de compras no Espírito Santo, 20% (R$ 351 milhões) em Minas Gerais e 24% (R$ 430 milhões) nos demais estados. Já na unidade de Germano (MG), o valor total de compras realizadas atingiu R$ 2 bilhões: 72% (R$ 1,5 bilhão) em Minas Gerais, 6% (R$ 120 milhões) no Espírito Santo e 22% (R$ 454 milhões) nos demais estados. Desse total, cerca de R$ 325 milhões das compras diretas de produtos e serviços ocorreram nos sete municípios.

Trabalho e emprego

Cinquenta e um por cento dos cerca de 12,3 mil empregos no pico das obras foram ocupados por mão de obra local. O índice de contratação local do P4P foi de 56% no ES e de 42% em MG. Foram consideradas como mão de obra local as pessoas que residiam em Anchieta, Guarapari e Piúma, no ES, e Catas Altas, Ouro Preto, Mariana e Santa Bárbara, em MG. As contratações do P4P representaram uma expansão de cerca de 16,2% do estoque total de empregos formais nessa região em comparação com os dados de emprego existentes em 2012.

Qualificação profissional

R$ 5 milhões foram investidos na formação de 1,4 mil pessoas nos dois estados, por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional realizado durante o projeto.

Massa salarial

Entre 2010 e 2012, observou-se crescimento de cerca de 40% na massa salarial nesses municípios, impulsionado pelo P4P e pelas demais atividades da Empresa.

Trânsito

A frota de veículos do P4P no pico das obras – cerca de 800 – representou 0,6% do total de veículos licenciados nos sete municípios influenciados pelo projeto. O planejamento da frota e das rotas de transporte ajudou a reduzir as interferências no trânsito.

Saúde

O impacto no setor de saúde é um dos temas de questionamento na implementação de projetos dessa magnitude. Os indicadores mostraram que, por privilegiar a mão de obra local e adotar uma política de prevenção, treinamento e conscientização, o P4P não acarretou sobrecarga na estrutura do sistema de saúde.

Somente 184 trabalhadores foram encaminhados ao sistema de saúde dos sete municípios impactados pelo projeto. Considerando a população de aproximadamente 304 mil habitantes desses municípios, o valor representa 0,06% do total.

Investimento socioinstitucional

O Investimento socioinstitucional do P4P foi realizado de forma voluntária pela Samarco, contribuindo para o fortalecimento dos laços entre a sociedade, o poder público e a Empresa.

O investimento social se baseou na consulta e no diálogo com moradores de cerca de 60 comunidades de municípios da área de influência da expansão, com desenvolvimento de propostas e iniciativas de apoio. Ao longo de 2014, foram elaborados 72 projetos com foco em educação e geração de renda, construídos pelas próprias comunidades.

Já o investimento institucional envolveu diversas entregas de equipamentos às prefeituras da área de influência direta, no Espírito Santo e em Minas Gerais, incluindo caminhões, tratores, automóveis, pás carregadeiras e ambulâncias, entre outros.

No total, desembolsamos mais de R$ 8,6 milhões de forma voluntária em investimentos socioinstitucionais do P4P, entre 2011 e 2014.

Entregas em infraestrutura

No âmbito do P4P, diversas iniciativas de melhoria e ampliação de infraestrutura foram executadas pela Empresa, no âmbito do Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) (veja quadro).

 
 

Investimentos em infraestrutura GRI G4-EC7

Projeto/atividade Investimento (R$)
Unidade de Saúde de Jabaraí R$ 3.725.276,27

Descrição:

Construção de uma unidade de saúde e auditório no bairro de Jabaraí, em Guarapari (ES), sendo o prédio principal com 590 m² em um pavimento, calçada cidadã, estacionamentos, jardins internos e externos, muros e portões de acesso.

Execução: de novembro de 2013 a agosto de 2014

Impactos atuais ou esperados (positivos/negativos)

Positivos:

  • Entrega de um equipamento de utilização pública;
  • Ampliação dos atendimentos de saúde aos moradores de quatro bairros de Guarapari (Fazenda do Campo, Jabaraí, Jardim Santa Rosa e Portal Clube);
  • Relação de confiança com as partes envolvidas;
  • Contribuição para a reputação positiva da Empresa.

Negativos:

  • Eventual degradação da obra em razão do tempo e uso, associada à falta ou indevida manutenção, repercutindo negativamente na imagem da Empresa;
  • Cobrança de manutenção do espaço associada ao mau uso.
Reforma do Hospital de Piuma R$ 1.654.699,69

Descrição:

Reforma e ampliação do hospital para adequação delayout, aumento de leitos e conformidade com normas da Anvisa; construção de lavanderia, central de gases e sala de TI; novo sistema hidrossanitário, incluindo estrutura para novas caixas d´água; troca de telhado e acréscimo de platibandas; subestação elétrica; compra de equipamentos para a lavanderia.

Execução: de dezembro de 2013 a julho de 2014.

Impactos atuais ou esperados (positivos/negativos)

Positivos:

  • Adequação da estrutura do hospital para melhor atender aos pacientes;
  • Fortalecimento dos vínculos de confiança com as partes envolvidas;
  • Contribuição para a reputação positiva da empresa.

Negativos:

  • Eventual degradação da obra em razão do tempo e uso, associada à falta ou indevida manutenção, repercutindo negativamente na imagem da Empresa;
  • Obrigação de manutenção futura e demanda por outros serviços não associados aos definidos no Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA).
Centro de Convivência da Mãe-Bá R$ 1.011.000

Descrição

Construção de um centro de convivência em Mãe-Bá, município de Anchieta (ES), com edificação contendo auditório, fraldário, banheiros, cozinha, depósito, área de recreação e pavimentação externa e calçada.

Execução: agosto a dezembro de 2014.

Impactos atuais ou esperados (positivos/negativos)

Positivos:

  • Entrega de um equipamento de utilização pública priorizado pela comunidade;
  • Promoção de cursos de capacitação e desenvolvimento para a comunidade;
  • Fortalecimento da relação de confiança com as partes envolvidas;
  • Contribuição para reputação positiva da Empresa.

Negativos:

  • Eventual degradação da obra em razão do tempo e uso, associada à falta ou indevida manutenção, repercutindo negativamente na imagem da empresa;
  • Cobrança de manutenção do espaço associada ao mau uso.
Calçamento de Porto Grande R$ 646.162,73

Descrição

Calçamento das vias do bairro Porto Grande, em Guarapari (ES), com a utilização dos blocos PAV produzidos com o rejeito arenoso da Samarco. Foram executados 3.000 m² de calçamento.

Execução: de dezembro de 2013 a março de 2014.

Impactos atuais ou esperados (positivos/negativos)

Positivos:

  • Construção de obra de utilidade pública para toda a comunidade;
  • Valorização imobiliária da região com atração de outros investimentos;
  • Fortalecimento / manutenção da reputação positiva da empresa.

Negativos:

  • Eventual degradação da obra em razão do tempo e uso, associada à falta ou indevida manutenção, repercutindo negativamente na imagem da Empresa;
  • Cobrança de manutenção do calçamento.
 
Tema material 5: Qualidade e incentivo à contratação de mão de obra local

Empregados

Com o respeito às pessoas integrado à nossa estratégia e como um dos nossos valores, acreditamos que o sucesso dos negócios só é alcançado na Samarco com desenvolvimento, qualidade de vida e satisfação do público interno.

Em 2014, ano de conclusão do Projeto Quarta Pelotização, chegamos à marca de 2.969 empregados próprios – aumento de 4%, necessário para suportar a expansão da capacidade produtiva e desafiador em aspectos como integração, qualificação e engajamento.GRI G4-10

Pautados pelo plano de cinco anos da Gerência-Geral de Recursos Humanos, avançamos em 2014 nos aspectos de qualificação profissional, integração de novos empregados, produtividade, clima organizacional, formação de lideranças e atração e retenção de talentos.

Com base em dados de três pesquisas que norteiam nossa atuação – de Clima, de Cultura e de Reputação –, investimos em diversas mudanças de processos, a fim de tornar nossas ações com o público interno mais justas, ágeis e transparentes.

A avaliação dos nossos empregados sobre o seu ambiente de trabalho é fundamental para saber se estamos na direção correta para o alcance dos nossos objetivos. Por isso, a partir de 2014, a Pesquisa de Clima passou a ter periodicidade anual. Durante o ano, a pesquisa registrou um nível de favorabilidade de 79,37%, ante 81,69% registrados no ano anterior; participaram da aferição 78% de nossos empregados.

A favorabilidade ligeiramente inferior se relaciona aos desafios naturais da Empresa, em um ano de aumento da capacidade nominal de produção e de esforços concentrados em aspectos como produtividade de mão de obra e integração cultural de novos empregados. Mais uma vez, verificamos um alto grau de identificação das pessoas com a Empresa (89,40%), o que significa um grande alinhamento com a nossa cultura.

A produtividade continua sendo um grande desafio, não apenas para a Samarco, mas para todas as empresas brasileiras. Em 2014, ampliamos a visão da nossa gestão sobre a importância de produzir mais com menos recursos, lidando, assim, com os desafios atuais do setor mineral.

 
 

Empregados da unidade de Germano, em Minas Gerais

 
 

Número de colaboradores por nível funcional GRI G4-10

2014 2013 2012
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Gerência 175 8 166 8 154 9
Técnica/supervisão 1091 253 1.072 239 941 234
Operacional 1370 72 1.334 80 1.027 71
Trainees 0 0 0 0 73 8
Terceiros 3.517 3.492 3.433
Estagiários 65 79 15 10 86 60
Total por gênero (excluindo terceiros) 2.701 412                  2.587                337                   2.281                      382
Total (excluindo terceiros) 3.113                                                   2.924                                                   2.663
Total (excluindo terceiros e estagiários) 2.969 2.899 2.517

Número de colaboradores por região GRI G4-10

2014 2013 2012
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
ES  1.137 145 1.121 139 993 144
MG  1.499  188 1.451 188 1.202 178
Total por gênero 2.636 333 2.572 327 2.195 322
Total (excluindo terceiros e estagiários) 2.969 2.899 2.517

Número de colaboradores por tipo de contrato GRI G4-10

2014 2013 2012
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Tempo determinado 0 6 4 3  5  4
Tempo indeterminado 2.636 327 2.568 324  2.190  318
Total por gênero 2.636 333 2.572 327 2.195 322
Total 2.969 2.899 2.517

Contratação local GRI G4-EC6

Priorizamos a geração de emprego e renda nas comunidades vizinhas e, por isso, estamos empenhados em valorizar a mão de obra local nos processos de contratação. Assumimos essa premissa como indicador da área de Recursos Humanos.

Durante o ano, foram realizadas 248 contratações, 59% (148) abrangendo profissionais residentes em nossa área de influência direta. Para apuração desse indicador, consideramos admissões realizadas no ano para moradores de Anchieta, Guarapari e Piúma, no Espírito Santo, e Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara, Catas Altas e Barão de Cocais, em Minas Gerais.

Considerando esse universo, das 172 admissões técnico-operacionais realizadas no ano, 133 foram oriundas dessas comunidades, o equivalente a 77%.

Educação corporativa

O processo de educação corporativa, intitulado Saber Samarco, oferece ações de desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a implementação da estratégia organizacional, com profissionais mais bem capacitados para o desempenho de suas atividades e, consequentemente, para a alavancagem de nossa produtividade. Em 2014, investimos aproximadamente R$ 9 milhões nas escolas de Identidade, Excelência, Tecnologia, Sustentabilidade e Liderança (acima dos R$ 6,5 milhões de 2013). Ao todo, foram 176.474,88 horas de capacitação.

Nossos esforços foram concentrados nas escolas de Liderança e Excelência, por responderem a algumas de nossas prioridades estratégicas, como produtividade e liderança pelo exemplo, descritas no Mapa Estratégico e no Modelo de Sustentabilidade. Foram oferecidos programas específicos para sustentar a competitividade do negócio e desenvolver os líderes atuais e potenciais da Empresa.

Treinamentos por categoria funcional GRI G4-LA9

Horas por colaborador (HH)
2014 2013 2012
Gerência 45,75 62,9 59,42
Técnica 34,55 46,2 58,87
Operacional 116,03 100,5 62,49
Estagiários 83,13 63,9 2,13
Menor aprendiz 1,43 67,4
TOTAL 281,16 341,0 182,92

Liderança em foco

Em 2014, a definição das ações de desenvolvimento tiveram como base os resultados da Matriz de Desenvolvimento da Liderança, que traça rotas de desenvolvimento conforme a combinação de diversos fatores (desempenho, clima, sucessão, cargo crítico e tempo no cargo, por exemplo). O portfólio foi elaborado contemplando mais de 55% da liderança formal da Empresa. Além disso, um foco importante dado a esse processo foi a abordagem de aspectos comportamentais – a fim de trabalhar na liderança atitudes aderentes aos valores, com transparência e coerência de discurso, para construir confiança nas relações e exercer liderança em cenários de mudanças.

Em 2014, dois novos programas foram implementados: Conectando Pessoas e Resultados (novo formato, voltado a chefes de equipe) e Programa de Integração para Novos Gestores. Durante o ano, o processo decoachingde lideranças também foi adotado e, para a Diretoria, foi elaborado um plano de desenvolvimento específico, com capacitações ligadas aos desafios e oportunidades mapeados.

90%

foi o índice de aproveitamento interno da liderança (vaga preenchida internamente, cujo ocupante foi mapeado como sucessor com prontidão imediata ou em até dois anos)

 

Gestão de carreiras e desempenho

Um dos itens sensíveis mapeados em nossa Pesquisa de Clima, a gestão de desenvolvimento de carreiras foi um dos pontos mais trabalhados pela área de Recursos Humanos durante 2014. Revisamos o processo de gestão de desempenho, conferindo a ele um caráter mais sistêmico, que permite análises sobre entregas individuais, comportamento e aderência dos empregados aos nossos valores.

Durante o ano, fortalecemos o papel do Comitê de Sucessão e do Comitê de Pessoas, responsáveis pela análise de promoções, postos de trabalho críticos para o cumprimento da estratégia e prioridades de qualificação e desenvolvimento de nossos profissionais. As promoções internas contemplaram 387 empregados em 2014 (13,4% do quadro funcional), como reflexo do sétimo ciclo de avaliação de desempenho.

Em 2014, 30 comitês discutiram o potencial de liderança dos empregados, avaliando possíveis sucessores, o que gerou o mapa sucessório da Samarco. No nível gerencial, de oito oportunidades oferecidas pela Empresa, sete foram preenchidas internamente, reforçando nosso compromisso com a construção de carreiras sólidas para os empregados.

Taxa de desligamento GRI G4-LA1

2014 2013 2012
Homens 5% 4% 31%
Mulheres 8% 7% 7%
Menos de 30 anos 4% 1% 6%
Entre 30 e 50 anos 5% 2% 27%
Acima de 50 anos 15% 1% 5%
ES 6% 2% 17%
MG 5% 2% 21%

Total de desligamentos GRI G4-LA1

2014 2013 2012
Homens 129 101 91
Mulheres 26 24 19
Menos de 30 anos 29 32 18
Entre 30 e 50 anos 89 63 79
Acima de 50 anos 37 30 13
ES 76 53 49
MG 79 72 61

Taxa de contratações GRI G4-LA1

2014 2013 2012
Homens 8% 17% N/D
Mulheres 8% 1% N/D
Menos de 30 anos 14% 11% N/D
Entre 30 e 50 anos 6% 7% N/D
Acima de 50 anos 0% 0% N/D
ES 8% 6% N/D
MG 8% 12% N/D

Total de contratações GRI G4-LA1

2014 2013 2012
Homens 204 484 219
Mulheres 28 30 35
Menos de 30 anos 106 320 18
Entre 30 e 50 anos 125 192 79
Acima de 50 anos 1 2 13
ES 108 177 49
MG 124 337 61

Saúde e segurança

Para a Samarco, a valorização da vida é um quesito inegociável. Balizados por nosso valor de respeito às pessoas, mantemos o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, que permite a identificação dos riscos, a implantação de medidas de controle, o mapeamento de melhorias e a promoção do comportamento seguro entre empregados e contratados, buscando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Os requisitos da norma internacional OHSAS 18001, as boas práticas de nosso setor e as diretrizes de nossos acionistas são as principais referências de construção de nosso sistema, baseado nos pilares de Liderança, Comportamento e Sistema.

Impactado pelo processo deramp-updo Projeto Quarta Pelotização e pela maior movimentação de empregados e contratados, o ano de 2014 foi especialmente desafiador para a Samarco. Terminamos o ano com um aumento na taxa total de acidentes registrados (com perda de tempo + sem perda de tempo), alcançando 1,27 e ultrapassando a meta estabelecida pela Samarco (inferior a 1,00). O retorno a níveis inferiores a 1,00 representa um desafio ao qual já começamos a responder, por meio da revisão de processos e de melhorias em todas as etapas da produção.

Apesar de nossos esforços para prevenir acidentes e estimular o comportamento seguro na Empresa, registramos uma ocorrência com óbito, em uma empresa contratada que realizava a mudança da antiga para a nova oficina de equipamentos móveis, na unidade de Minas Gerais.

A combinação de lideranças engajadas, cultura de comportamento seguro em todas as atividades e sistemas de controle de riscos é a chave para aprimorarmos nossos resultados. O tema marca presença na alta gestão com o Comitê Central de Saúde e Segurança, composto da Diretoria Executiva, da área de Saúde e Segurança do Trabalho e de outras gerências-gerais. Há, ainda, comitês operacionais, eventos e projetos focados no controle de externalidades.

 
 

Indicadores de segurança – operações (Samarco e contratadas)

*Acidente que leva ao afastamento do trabalhador.

**Acidente pessoal cuja lesão não impede que o trabalhador retorne ao trabalho no dia do acidente, desde que não haja lesão incapacitante.

 
 

Riscos críticos

Preocupados com a necessidade de identificar postos, atividades e processos mais críticos com relação aos aspectos de saúde e segurança, há cinco anos analisamos o nosso negócio e categorizamos todos os potenciais riscos de doenças e acidentes a que nossos empregados e contratados estão expostos, de acordo com cinco níveis: trivial, tolerável, moderado, substancial e intolerável.

Nesse grupo, mapeamos 18 riscos operacionais prioritários de segurança e seis riscos prioritários de saúde e definimos um programa de gerenciamento. Para avaliar sua materialidade e relevância, temos uma metodologia própria, que calcula o Fator de Risco de Segurança e o Fator de Risco de Saúde da Samarco, indicadores aplicados a todas as atividades, a fim de reduzir riscos substanciais e intoleráveis.

Em 2014, investimos cerca de R$ 10,5 milhões para mitigação e controle dos riscos de segurança do trabalho e prevemos investir outros R$ 26,2 milhões até 2025 a fim de reduzir o Fator de Risco de Saúde dos atuais 4,94 para 1,00, garantindo controle dos agentes ambientais do processo produtivo e o bem-estar de nossos profissionais. Temos a meta de alcançar 10% de redução anual da taxa; em 2014, a diminuição foi de 9,17%, com um Fator de Risco de 2,97.

O principal investimento foi no controle do risco de interação homem x máquina. Mudanças no trânsito, nos procedimentos, na mobilidade e na capacitação de empregados foram implantadas, reduzindo em 47% o fator desse risco em apenas um ano. Em Ubu, foram concluídas 27 ações; em Germano e em Matipó (onde ficam as estações de bombas dos minerodutos), foram 45. Outras melhorias aguardam licenças e aspectos regulatórios para serem implantadas, como a construção do trevo da portaria principal de Ubu e o estacionamento externo da barragem, em Germano.

 
 

Comportamento saudável e seguro

Em 2014, a Samarco promoveu algumas iniciativas com o objetivo de evoluir ainda mais na maturidade em saúde e segurança. Lançou, por exemplo, o programa Gestão de Responsabilidades, que concentra todas as capacitações relacionadas aos aspectos humanos em saúde e segurança, com conteúdos que incluem percepção de riscos, saúde ocupacional e clima e cultura, aplicando-se a empregados e, também, a contratados das empresas terceirizadas.

A Empresa ainda estabeleceu a prática dos rituais de saúde e segurança, como inspeções planejadas, observações de comportamento, reuniões mensais dos gerentes-gerais, encontros periódicos para avaliação de incidentes etc. Com essa rotina, foi ampliada a presença dos líderes em campo, com foco em observar e conversar com os empregados a respeito do comportamento seguro.

Outros três grandes programas estimulam essa prática na Empresa, como descrito a seguir:

Programa de Observação de Trabalho Seguro (Pots)

Incentiva os empregados, de forma voluntária, a acompanharem mutuamente a execução de suas tarefas rotineiras, para reforçar comportamentos que evitem acidentes.

Programa Padrinhos

Propõe que profissionais mais experientes atuem voluntariamente como tutores de empregados recém-admitidos, disseminando conceitos e boas práticas.

Programas Disseminando o Valor da Segurança para as Contratadas e Sistematizando a Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho

Voltados para as empresas contratadas, ajudando-as na elaboração, na implantação e em melhorias de sistemas de gestão e controle de saúde e segurança. O programa Sistematizando a Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho é focado em empresas que têm interesse em se qualificar para prestar serviços à Samarco.

 
 

Bons resultados em saúde

Com a Gerência de Saúde Ocupacional (GSO), dispomos de programas, diretrizes e metas que permitem a melhoria da qualidade de vida dos empregados, dentro e fora do ambiente de trabalho. Em 2014, alcançamos a redução do nosso Fator de Risco de Saúde, de 5,09 para 4,94. A meta para 2014 era de 5,01.

O resultado positivo se deve às ações de controle e monitoramento e às melhorias nas áreas da Empresa, com ênfase em higiene ocupacional, ergonomia – com a consolidação de planos de ação ergonômicos nas áreas –, medicina do trabalho e serviço social e psicologia do trabalho.

 
 

Crescendo com saúde e segurança

Avaliamos positivamente nossos resultados em saúde e segurança no Projeto Quarta Pelotização (P4P). Durante as obras, monitoramos a taxa de acidentes, também contemplando ocorrências sem perda de tempo com atividade restrita ou atendimento médico, e chegamos a uma taxa de 1,06. No P4P, promovemos 1,4 milhão de horas de treinamentos de saúde e segurança. Foram 63,1 milhões de homens-hora trabalhados, sem registro de acidente fatal.

 
 

Fornecedores

Por meio do trabalho conjunto com os nossos fornecedores, podemos potencializar o desenvolvimento das áreas onde mantemos operações e enfrentar cenários econômicos desafiadores com solidez e eficiência. Com diretrizes próprias para estimular as economias locais, valorizamos as empresas das regiões vizinhas e buscamos engajá-las em boas práticas, com foco em segurança, competitividade, produtividade, eficiência e responsabilidade socioambiental.

Encerramos 2014 com 6,9 mil fornecedores na nossa base de cadastro, volume inferior aos 7,3 mil parceiros de 2013, por conta da conclusão do Projeto Quarta Pelotização (P4P) e da estratégia de otimizar os processos de compra. Os fornecedores são segregados em três categorias: Serviços e Materiais (indiretos); Projetos (Capex); e Insumos (diretos).GRI G4-12

Em 2014, realizamos um levantamento de iniciativas internas e externas e estabelecemos critérios para o aumento da produtividade da mão de obra dos fornecedores, modernizando nossos sistemas. Também renegociamos nossa base de contratos de longo prazo, que abrange entre 70% e 80% das categorias de parceiros de negócios, a fim de diminuir custos de insumos, serviços e equipamentos.

Outro destaque do ano foi a criação da governança de serviços contratados em suprimentos, com procedimentos-padrão que organizam processos, reduzem custos e orientam a contratação e gestão de fornecedores. Também foram criados comitês mensais com diversas gerências para avaliar e discutir as práticas de compras.

Do total de fornecedores, cerca de 40% são empresas pertencentes à área de influência direta da Samarco – que, além das cidades distribuídas entre Germano (MG), Ubu (ES) e os minerodutos, abrange os municípios da Grande Vitória (ES).

A operação da Samarco demanda a compra de materiais, equipamentos e insumos – como gás natural, calcário, carvão e bentonita – de uso direto nas operações. Com base na Matriz Estratégica de Compras (MEC), gerenciamos a cadeia de suprimentos considerando três critérios de relevância no relacionamento com os fornecedores: desembolso, complexidade de mercado e impacto no negócio.

Anualmente, nossos fornecedores são avaliados em quesitos como técnica e qualidade do fornecimento, riscos (financeiro, trabalhista), saúde, responsabilidade socioempresarial e sustentabilidade, além de aspectos de direitos humanos (veja mais em Comportamento ético).

 
 

Engajamento

Em 2014, mantivemos o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (Prodfor) e o Plano de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), duas ações que nos permitem uma gestão ativa e direta e a avaliação da base de empresas. As ações abrangem empresas do Espírito Santo nos eixos de insumos, materiais, projetos de capital e serviços.

Além de disseminar a cultura da produtividade e da inovação, são tratados temas como gestão ambiental, saúde e segurança e qualidade.

 
 

Encontro de Fornecedores

Realizado a cada dois anos, o evento reúne empresas que, juntas, representam mais de 80% da cadeia de fornecimento da Samarco. O objetivo é compartilhar com os fornecedores a nossa estratégia, os desafios atuais e futuros e as diretrizes socioambientais e de negócio da Samarco. O próximo encontro está previsto para 2015.