Mensagem do Presidente da
Telefônica Global
Estimados acionistas,1
É com grande honra que me dirijo pela primeira vez como Presidente da Telefônica. Quero começar expressando a minha mais profunda gratidão e apreço para com o Cesar Alierta, meu antecessor. Graças a sua visão, a Telefônica é hoje uma líder mundial, um exemplo de sucesso, liderança, crescimento e rentabilidade.
Meu objetivo é continuar a escrever essa história de sucesso e continuar a transformação digital da empresa. Para conseguir isso, tenho a melhor equipe do setor, todos os profissionais que fazem parte desta grande empresa.
2015 foi um ano-chave para alcançar o caminho do crescimento rentável e sustentável no longo prazo. E, ao mesmo tempo, melhoramos nossa posição competitiva nos nossos principais mercados estratégicos da Europa e América Latina: Espanha, Alemanha e Brasil.
No final do ano, atingimos 322 milhões de clientes nos países onde operamos, e aumentamos em 30% a base de clientes de fibra, triplicamos o Long Term Evolution (LTE ), e aumentamos os clientes de smartphones e TV paga em 29 % e 12%, respectivamente.
Também cabe destacar que, pela primeira vez em nossa história, a entrada de clientes tradicionais – que considera acessos por voz – representou menos de 50% do total. Isso explica por que estamos falando de uma Telefônica muito diferente, com o centro de seu negócio em conectividade.
Vivemos em um contexto de avanço tecnológico constante, que não tem precedente histórico. A digitalização está transformando tudo em um ritmo alucinante e no futuro vai fazer ainda mais. O escopo da tecnologia cresceu exponencialmente e sua disseminação avança em velocidade acelerada por todos os cantos do mundo.
As empresas de telecomunicações estão no meio de toda essa mudança, porque a conectividade está presente na vida de todos que a cada dia dependem mais dela. Na Telefônica estamos certos de que a vida digital é uma vida mais longa e a tecnologia é uma parte essencial do ser humano. Facilitamos as conexões que dão capacidade para a escolha das pessoas, oferecendo infinitas possibilidades. Essa é a nossa razão de ser, e colocar o foco nas pessoas nos inspira a nos transformar em uma Onlife Telco.
Nossa empresa sempre se caracterizou pelo seu forte compromisso com o desenvolvimento e progresso da sociedade. Um compromisso que vai além do impacto direto e indireto do nosso negócio na criação de riqueza em um país – o investimento, a geração de emprego e as contribuições fiscais, ao longo dos anos, têm se materializado através de vários programas e iniciativas.
Gostaria também de destacar o foco da empresa, via Fundação Telefônica, na educação digital, o que nos posicionou como a terceira empresa do mundo em investimento educacional. Somos conscientes de que a educação é a ferramenta mais poderosa para reduzir a desigualdade e difundir as bases para um crescimento sustentado da sociedade.
Finalmente, a Telefônica está decidida a impulsionar um modelo de negócios responsável, capaz de gerar confiança em nossos clientes, investidores, colaboradores e acionistas, e na sociedade como um todo.
Essa relação de confiança se torna mais relevante em um novo mundo digital. Um mundo onde os canais tradicionais são superados e são necessárias novas regras e novos valores.
Agradeço todo o apoio e confiança, especialmente nesta nova fase e emocionante etapa. Eu não tenho dúvida de que, juntos, vamos continuar a fazer da Telefônica uma grande empresa, e cada dia mais motivo de orgulho.
Muito obrigado,
José María Álvarez-Pallete
Presidente da Telefônica S.A.
(1) Mensagem resumida, para ler a versão completa acesse: https://www.Telefônica.com/es/web/sostenibilidad/informe-de-sostenibilidad/2015. As informações aqui prestadas se referem às operações do Grupo em todo o mundo, e não apenas ao Brasil.
Mensagem do Presidente da Telefônica Brasil
Prezados amigos,
O ano de 2015 marcou a consolidação da Vivo como líder no setor das Telecomunicações no Brasil, maximizando as sinergias entre Telefônica Brasil e GVT. As conquistas do processo de integração são relevantes e devem ser celebradas. Podemos afirmar com orgulho que já somos uma companhia única, atuando com um único time.
A integração das empresas solidifica uma cultura de alta performance, que coloca o cliente como foco central do que oferecemos: serviços de ótima qualidade, que possibilitam uma experiência única no mundo digital.
Ainda em 2015 definimos uma nova estratégia, que visa transformar a empresa para ser mais relevante para os clientes, gerar mais valor para os acionistas e ter colaboradores altamente engajados. A estratégia foi batizada como Escolhemos Tudo, Escolhemos Reinventar, e é sustentada por três pilares – Foco no Cliente, Modelo de Negócios Sustentável e Cultura de Alta Performance.
Sermos reconhecidos como empresa sustentável de referência figura entre os objetivos desse novo posicionamento. Por isso, além de conectar pessoas, nossa atuação deve gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais à sociedade, refletindo assim nosso compromisso com o desenvolvimento.
Em termos econômicos, além do benefício intrínseco das telecomunicações, temos projetos de incentivo à inovação e ao empreendedorismo que fomentam uma nova geração de empresários e abrem portas para ideias com potencial de enriquecer nosso portfólio.
No âmbito social, o compromisso global da Telefônica é contribuir com a melhoria da qualidade de vida por meio de projetos educacionais, que utilizam a tecnologia como ferramenta de aprendizado, e de investimentos sociais e patrocínios focados em cultura, com ênfase em iniciativas regionais.
Também temos como compromisso atuar com respeito ao meio ambiente, contribuindo através de nossos produtos e serviços, que entregam mais conectividade e viabilizam, em diversos aspectos, uma economia ecoeficiente e de baixo carbono.
Sabemos, porém, que antes de tudo precisamos entregar serviços de qualidade superior. Continuaremos ampliando nossa cobertura nas redes 4G e de fibra ótica, e aproveitaremos as oportunidades para conectar ainda mais pessoas as nossas redes no Brasil. Nosso portfólio completo – que inclui banda larga e voz fixa e móvel, além de TV por assinatura e serviços digitais - nos habilita a realizar uma oferta integrada e transparente, que conquista a preferência e a confiança do cliente.
O desempenho positivo da empresa, nas suas diversas frentes de atuação, possibilitou nossa inclusão, pelo quarto ano consecutivo, na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa.
Além disso, figuramos pelo terceiro ano consecutivo, no Guia Exame de Sustentabilidade. Também reafirmamos nosso compromisso com os princípios do Pacto Global (ONU), do qual somos signatários desde 2010.
Nenhuma realização seria possível sem nossos colaboradores, com quem procuramos compartilhar o valor gerado da melhor maneira possível, com remuneração justa e abrindo possibilidades para o crescimento profissional.
Acreditamos que estamos no caminho certo e sabemos que ainda há muito a realizar. Para essa missão, contamos com apoio de colaboradores, parceiros e investidores, que encontrarão, neste relatório, mais informações do que estamos realizando e do que está por vir nesse novo momento. Boa leitura a todos. G4-1, G4-15
Amos Genish
Presidente da Telefônica Brasil
"Para ser referência em sustentabilidade, precisamos entregar serviços de qualidade superior."
R$ 41
milhões
investidos em
projetos
sociais
2010
ano em que
nos tornamos signatários
dos princípios
do Pacto Global da ONU
3º
ano
consecutivo
no Guia Exame de
Sustentabilidade
4º
anoconsecutivo
na carteira do Índice
de Sustentabilidade
Empresarial (ISE), da
BM&FBovespa, em 2016