É por meio das pessoas que conseguimos transformar a experiência dos clientes. Por isso, buscamos atrair, desenvolver e reter os melhores talentos, o capital humano que transforme possibilidades em realidade, contribuindo para sermos uma organização capaz de fazer da tecnologia a matéria-prima de soluções e inovações que mudam para melhor a vida das pessoas e das empresas.
Comprometida com a pluralidade, a inclusão social e a igualdade, somos uma companhia que oferece oportunidades sem preconceitos. Nossa cultura incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional de todos e, independentemente de gênero, orientação sexual, etnia ou crença, buscamos profissionais com o perfil digital.
O ano de 2015 foi marcado por um intenso trabalho de integração da cultura, buscando fortalecer o alinhamento entre os colaboradores após a fusão entre a Telefônica Brasil e a GVT. A estratégia foi pautada pelo projeto global da Telefônica que direciona comportamentos e atitudes. Adaptado às características da realidade brasileira, essa gestão maximiza os resultados da companhia e as competências da equipe.
Com a integração entre as duas empresas, mais de 17 mil colaboradores foram incorporados ao quadro profissional, hoje composto por 33,8 mil colaboradores. A área de Recursos Humanos atuou fortemente na integração dos novos colaboradores e na unificação de processos e ações, de forma a apoiar o negócio em crescimento.
No mês de março foi realizado um piloto amostral da pesquisa, juntamente com a primeira versão do Estudo de Transformação. O piloto da Pesquisa de Clima e Compromisso teve um índice geral de favorabilidade de 84%e gerou informações importantes para a composição do Modelo de Compromisso. A Pesquisa de Compromisso oficial foi realizada em fevereiro de 2016 com um índice de favorabilidade de 82% na Telefônica Brasil e participação de 88% (27.698) dos colaboradores elegíveis.
Outro movimento importante foi o redesenho do Modelo de Clima e Compromisso junto da coordenação Global, com a criação do Estudo de Transformação Quadrimestral e do novo questionário de Pesquisa Anual de Clima e Compromisso. A nova pesquisa tem um questionário mais enxuto, de 32 questões focadas em engajamento e no papel do colaborador como protagonista de suas atividades e desenvolvimento.
Também em março foi realizado um piloto amostral da pesquisa, juntamente com a primeira versão do Estudo de Transformação. O piloto da Pesquisa de Clima e Compromisso teve um índice geral de favorabilidade de 84%. A Pesquisa de Compromisso oficial foi realizada em fevereiro de 2016.
O calendário de 2016 ainda prevê o lançamento de vários projetos de integração de cultura, visando alinhar ainda mais os direcionamentos dos colaboradores. O mês de abril é marco zero dessa nova ofensiva. Com isso, estamos convictos que reforçaremos nossa posição de liderança no mercado brasileiro e de empresa com os melhores profissionais, que compartilham os mesmo princípios e processos. G4-10
“Conectados com o Presidente”
Canal de comunicação corporativa que visa à transparência e a aproximação das lideranças, o Conectados com o Presidente leva notícias internas para os executivos (VPs, diretores e gerentes) que desdobram as principais informações aos colaboradores.
Nossa Proposta de Valor
Promover o desenvolvimento profissional, proporcionar salário justo e garantir o respeito pelos direitos humanos.
Total de colaboradores
18.419
2014
33.847
2015
Faixa etária
34
anos
Média etária
5
tempo médio
de empresa
Empregados por tipo de contrato
Saúde e Segurança laboral_
Atuamos proativamente na gestão preventiva dos riscos de trabalho relacionados às integridades física e mental de nossos colaboradores. Os profissionais da Telefônica Brasil contam com um ambiente de trabalho seguro, garantido por mecanismos de prevenção a acidentes, lesões e doenças relacionados às nossas atividades, cumprindo estritamente.
Indicadores de saúde e segurança GRI G4-LA5, GRI G4-LA6 | 2014 | 201512 |
Vítimas fatais | 1 | 113 |
Número total de acidentes | 16 | 181 |
Número total de dias perdidos por acidente de trabalho | 231 | 2801 |
Número total de dias perdidos por qualquer tipo de incapacidade | 52.457 | 135.771 |
Número total de doenças ocupacionais | 0 | 0 |
Número de horas de treinamento em saúde e segurança | 10.449 | 196.938 |
Taxa de absentismo (unidades) | ND | 1,56% |
Comitês de saúde e segurança | 25 | 78 |
(12) A variação dos valores em 2015 se deve à consolidação dos dados já incluindo a GVT, que internaliza cargos operacionais, como instalador e call center. (13) O colaborador sofreu um acidente de trajeto.
Diversidade_
GRI G4-LA12
Entre os aspectos de mais importância sobre o clima laboral, está o respeito à diversidade. Somos uma empresa que valoriza as diferenças, não só por meio da busca da ampliação da equidade de gêneros, etnias, sexualidades, faixa etária e pessoas com deficiência no nosso quadro funcional, mas também pelo respeito a essas pessoas.
Em 2016, o foco das nossas ações internas se concentrará em dois públicos principais: mulheres e pessoas com deficiência (PCD).
Iniciativas Vivo MULHERES
Princípios do Empoderamento da Mulher
Criado pela ONU Mulheres e pelo Pacto
Global, estabelece sete princípios que
ajudam a comunidade empresarial a
incorporar valores e práticas que visem à
equidade de gênero. A Telefônica Brasil
assinou o compromisso em março 2016.
Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
Iniciamos a elaboração de um plano de ação
interno para aderir à iniciativa do governo
federal, que concede o selo do programa às
empresas que voluntariamente desenvolverem
um modelo de ações de equidade.
Iniciativas Vivo ACESSÍVEL (plano para 2016)
Sensibilização interna
O programa tem como proposta ser uma
política permanente para extinguir a visão
de ação social na integração de pessoas com
deficiência e para estabelecer mecanismos
efetivo para buscar no mercado talentos entre
pessoas com deficiência.
Igualdade
Queremos estabelecer uma cultura que
desafie colaboradores com deficiência a se
desenvolverem, desde a contratação livre
de viés social ou obrigatório por cota. Para
isso, contamos com o auxílio de empresas de
recrutamento especializadas.
Censo interno
Internamente, realizaremos uma pesquisa
censitária para entender o perfil de nossos
profissionais. Por meio de autodeclaração,
identificaremos esses perfis e, com, isso, nos
adequaremos cada vez mais às necessidades
de integração dos profissionais com
necessidades especiais, auxiliando-os em suas
conquistas profissionais e na otimização do
desempenho da companhia.
Programas de diversidade
Campanha fomenta a diversidade
Em clima de Dia dos Namorados, uma campanha lançada com apoio da Samsung utiliza a imagem do músico Cazuza para abordar o respeito às diferentes formas de paixão – independentemente de idade, etnia, gênero ou sexualidade.
O vídeo traz o cantor como um cupido com a missão de unir casais apaixonados na Terra. Ao som da música Exagerado, personagem vai dando flechadas e despertando paixões em diferentes situações.
Pessoas com deficiência
Colaboradores por raça
Auto declaração | Hdc | % |
Amarela | 342 | 1,0% |
Branca | 24.860 | 73,4% |
Indígena | 32 | 0,1% |
Não informado | 17 | 0,1% |
Parda | 7.121 | 21,0% |
Preta | 1.475 | 4,4% |
Total | 33.847 | 100,0%* |
* Obs.: Negros (parda + preta) = 8.596 colaboradores, o que representa 25,4% do total.
homens e mulheres
Mulheres em cargos diretivos
Mulheres Homens
Atração, capacitação e retenção de talento_
O perfil dos profissionais desejados pela Telefônica Brasil é o de pessoas atentas ao movimento de transformação vivenciado pelo mercado de telecomunicações, que, de forma cada vez mais acelerada, se abre ao vasto universo da inovação tecnológica.
Buscamos profissionais inovadores, capazes de antecipar os desafios de mudanças, genuinamente interessados em melhorar a experiência do cliente e capazes de trabalhar em equipe.
Nossas lideranças precisam transpor barreiras de conectividade, ter visão positiva para o negócio e, assim, ampliar a eficácia dos processos.
Mundialmente, um processo em parceria com a Consultoria Korn Ferry avalia o perfil dos gestores com o objetivo de alinhar as características da liderança com o perfil digital desejado. A partir desse diagnóstico, vamos criar ferramentas de apoio a essa transformação das pessoas. No Brasil, em 2015, a avalição foi iniciada com os diretores e terá continuidade em 2016. GRI G4-LA9
Horas de treinamento
Investimento em treinamento
Visão do cliente
Com o objetivo de entender melhor a experiência do cliente na interação direta com nossos colaboradores, o projeto Cliente em Foco levou, ao longo de 2015, executivos, diretores e vicepresidentes para passar algum tempo nas diversas áreas operacionais.
Os participantes acompanham atividades técnicas, como instalação ou manutenção, atendimento em lojas e rotinas de atendimento no Call Center. Ao final do programa, há um workshop com gestores das áreas visitadas para análise das visitas e de melhoria nos processos.
Em 2015, 36 pessoas participaram do projeto em quatro turmas, sendo três em São Paulo e uma em Curitiba. No ano, foram identificadas 62 oportunidades de melhorias. Entre elas, 37% foram implementadas, 48% estão perto de serem concluídas e/ou em processo de regularização e 15% estão passando por avaliação. O programa será estendido para outros níveis de liderança em 2016.
Recrutamento interno
É por meio do Programa de Recrutamento Interno que a Telefônica Brasil identifica colaboradores aptos ou com potencial para assumir novos desafios dentro da empresa. Em 2016, com o lançamento do módulo de Carreira do sistema SuccessFactors, será possível dar ainda mais visibilidade a essas oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento e incentivando o protagonismo de carreira de todos os colaboradores. Com a nova plataforma para gestão dos processos seletivos, será possível que todos os colaboradores tenham visibilidade das oportunidades abertas em todas as unidades de negócio Telefônica, em todos os países nos quais está presente, sendo possível candidatar-se a elas a qualquer momento.
Capacitação e foco no cliente
Avaliação e Plano de desenvolvimento individual
O Grupo Telefônica trabalhou por todo o ano de 2015 o redesenho da Avaliação de Desempenho, de forma a deixá-la mais alinhada com as necessidades do negócio e mudanças do setor. A nova avaliação será aplicada em 2016 no Brasil, em formato piloto.
Assim, o ciclo de desenvolvimento do colaborador (que será pautado nessa avaliação) se desenvolverá por meio de responsabilidade compartilhada entre gestor e colaborador, de quem se espera proatividade ao solicitar apoio para atendimento ao plano.
Feedback
Na Telefônica esse é um processo contínuo, o que significa que todos devem ter a liberdade para oferecer e solicitar avaliações sobre desempenho a qualquer momento.
Processos específicos
Todos os colaboradores envolvidos diretamente na experiência do cliente – áreas de vendas, atendimento e instalação, principalmente, que representam aproximadamente 60% do total – recebem treinamentos antes de assumirem suas funções. Além disso, oferecemos capacitações de aperfeiçoamento para suprir demandas técnicas ou comportamentais identificadas no dia a dia do trabalho.
Para os colaboradores das áreas administrativas e de suporte, há o Programa de Desenvolvimento Profissional. Criado para atender a demandas específicas, os treinamentos anuais são definidos por cada vice-presidência, em um modelo que considera competências e habilidades necessárias às equipes, melhoria contínua de processos, nossos valores e a estratégia organizacional.
Semana do autodesenvolvimento
Realizada em outubro de 2015, teve como objetivos contribuir para o movimento da virada da marca institucional, por meio de um ciclo de palestras, além de proporcionar aos nossos colaboradores uma oportunidade para aprimorar sua carreira profissional, com novos aprendizados e contribuir com sua qualificação profissional.
A Semana de Autodesenvolvimento ocorreu em 20 cidades e contou com a participação de pouco mais de 9 mil colaboradores. Foram desenvolvidas 169 ações voltadas para os temas de cultura, tecnologia e desenvolvimento pessoal, entre as quais palestras, talks shows e oficinas comandadas por 116 palestrantes internos e 43 consultores e palestrantes externos.
Princípios de atuação
Os colaboradores recebem treinamentos sobre os Nossos Princípios de Atuação. Em 2015, implantamos capacitações por e-learning e videoaulas. O monitoramento da aplicação dos princípios e demais normativas corporativas é feito pela Diretoria de Sustentabilidade. Até o encerramento de 2015, cerca de 40% dos colaboradores finalizaram o curso, totalizando 14 mil horas de treinamento.
Buscamos profissionais inovadores, que trabalhem em equipe e antecipem desafios de mudanças e melhorem a experiência do cliente
14
Mil
horas
de treinamentos
focadas em Nossos
Princípios de Atuação.
Reconhecimento e retenção
Mantemos um modelo de valorização profissional que possibilita ao colaborador ser reconhecido diretamente não só pelo seu gestor, mas por colegas, por projetos que desenvolve e até pelas vice-presidências e presidência da companhia, recebendo brindes simbólicos – as medalhas virtuais – ou podendo até mesmo ser convidado para participar de eventos e de viagens.
Para 2016 este será o modelo:
Reconhecimento corporativo
Programa gente de valor
Rotatividade
GRI G4-LA1
Contratações
Demissões
Taxa de rotatividade
Remuneração justa
A política de remuneração da Telefônica Brasil é compatível com as melhores práticas de mercado, buscando atrair e reter os melhores profissionais e reconhecer o desempenho individual de acordo com o cumprimento de metas e resultados alcançados. Os programas de remuneração variável e ampla variedade de benefícios complementam o pacote de remuneração total.
Em 2015, 3.888 profissionais foram promovidos e 993 foram contemplados no processo de incremento salarial, totalizando 4.881 profissionais com aumento de remuneração, além dos reajustes legais aplicados.
Benefícios
A remuneração total contempla o saláriobase e um pacote de benefícios, que vão de planos de saúde a planos de previdência privada, passando por Programa de Participação nos Resultados, auxíliobabá e seguro de vida, entre outros. Em 2015, com a integração das empresas, os benefícios passaram por uma revisão e serão unificados somente em 2016 com a unificação dos CNPJs das empresas.
993
colaboradores
foram contemplados com incremento salarial
3,8
mil
colaboradores promovidos
em 2015
4,8
mil
colaboradores receberam
aumento salarial além das
obrigações legais
Clima laboral_
Em respeito aos nossos colaboradores, procuramos constantemente alcançar e manter um clima organizacional saudável e seguro, que possibilite a cada profissional desenvolver seu trabalho com máximo rendimento em prol dos clientes.
Como resultado pela busca perene por elevados padrões, em 2015 mais uma vez figuramos entre as melhores empresas para se trabalhar, em lista divulgada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW). Desta vez o Grupo Telefônica foi escolhido como a segunda melhor empresa para se trabalhar na América Latina e a quinta melhor do mundo. O Ranking é divulgado pela revista Fortune.
Satisfação do colaborador
O Grupo Telefônica foi escolhido como a 2ª melhor empresa para se trabalhar na América Latina e a 5ª melhor do mundo pela revista Fortune
Programa de Voluntariado_
O Programa de Voluntariado oferece uma série Voluntariado digi tal de iniciativas que mobilizam colaboradores das diversas empresas do Grupo Telefônica e os engajam em ações de voluntariado presencial e à distância, aumentando a prática da cidadania. O programa é composto pelas ações: Comitê de Voluntariado, Dia dos Voluntários, Voluntariado Digital (Game do Bem) e Vacaciones Solidárias.
O Dia dos Voluntários Telefônica é uma ação global que envolve colaboradores de todas as empresas do Grupo Telefônica, mobilizando esforços e atuando em ações solidárias em atividades diversas. Desde 2005, em uma data escolhida do mês de outubro, os colaboradores comparecem a instituições previamente selecionadas pelo Comitê de Voluntariado para realizar atividades como reformas, construções, recreação, plantio, arrecadações, etc. Além de estimular a consciência cidadã de cada um deles e ajudar a vida de muitos, a ação é uma oportunidade para o desenvolvimento de competências e melhorar o relacionamento dentro da empresa.
Outra iniciativa de destaque é o Game do Bem, uma plataforma onde colaboradores e seus familiares podem realizar atividades on-line e offline para contribuir diretamente com transformações sociais. O game envolve temas como educação e tecnologia, cidadania digital, mobilidade urbana, empreendedorismo social, meio ambiente e proteção aos animais.
O game envolve temas como educação e tecnologia, cidadania digital, mobilidade urbana, empreendedorismo social, meio ambiente e proteção aos animais.
Voluntariado digital
1.929
jogadores
no game
+9 mil
horas
dedicadas
5.496
missões
realizadas