Como concessionária e maior empresa brasileira do setor de telecomunicações, a Telefônica Brasil promove o desenvolvimento social a partir do investimento na ampliação da cobertura da rede, levando conectividade a cada vez mais pessoas, mesmo nas localidades mais remotas, e a partir da oferta de serviços, produtos e iniciativas que contribuem com a qualidade de vida e fomentam a educação e a cultura da população.

 

 

Nossa Proposta de Valor

Reduzir desigualdades por meio da universalização dos nossos serviços, viabilizando o acesso a todos, e aproveitar as oportunidades das novas tecnologias aplicando-as ao conhecimento, cultura e solidariedade para trabalhar com sucesso na transformação da sociedade.

Universalização dos serviços_

Universalizar serviços significa viabilizar acesso a todas as pessoas, independentemente de fatores como renda e localização geográfica.

Levar a conectividade a todos ainda é um desafio para o setor de telecomunicações. Segundo dados do Relatório Global de Tecnologia da Informação 2015, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, atualmente, 60% da população mundial não têm acesso à Internet. Esse índice sobe para 90% nos países em desenvolvimento.

Inclusão digital, infraestruturas e ampliação de rede

G4-EC7

Promover a inclusão digital passa pela ampliação da cobertura da rede, algo que se dá, principalmente, com o aumento do número de estações rádio base, ou antenas, para que o sinal chegue a locais remotos ou em situação de vulnerabilidade social.

Ao longo de 2015, de um total de R$ 8,3 bilhões em investimentos, R$ 7,1 bilhões foram direcionados à rede, visando não só ampliar a cobertura, mas também a melhorar a qualidade do serviço e do atendimento. No negócio móvel, a empresa continuou expandindo sua liderança em cobertura 3G, que chegou a 3,5 mil municípios, enquanto o nosso serviço 4G chegou a cobrir mais de 90,3 milhões de habitantes em 183 cidades.

A prioridade de aplicação dos recursos está na expansão da cobertura da tecnologia 4G, cuja tecnologia proporciona mais velocidade na transmissão de dados e no aumento da capacidade do 3G, de maior capilaridade no Brasil.

Antenas

Popularmente conhecidas como antenas, as estações rádio base (ERBs) constituem um sistema de ondas de rádios, pelo qual telefones celulares se comunicam com o sistema e entre si. Cada aparelho se conecta à ERB mais próxima dentro de seu raio de alcance. O sinal é encaminhado de antena a antena até o aparelho destino ou a uma Central de Comutação e Controle (leia mais em A Telefônica Brasil hoje). A área de cobertura de cada ERB é conhecida como célula (daí o nome “celular”).

Antena

Cobertura

3.975
municípios
atendidos
pela Vivo

3.524
municípios
3G

183
municípios
4G

Critérios para seleção de locais para instalações_

Locais de instalação

G4-EC7

Quando está fora do alcance de uma antena, o celular fica sem sinal. Por isso, um dos principais focos de atenção em implantação de redes é a seleção e manutenção de locais que irão abrigar ERBs. Essa seleção avalia um conjunto de critérios cuja combinação identifica os melhores pontos para a instalação dos equipamentos.

A importância da avaliação se dá pelo fato de que, após a instalação, é muito importante que o site se mantenha em funcionamento, pois, uma vez incorporado à rede, ele passa a ter grande importância para a conexão do sistema, visto que, quando uma antena deixa de funcionar, pode haver falta de cobertura momentânea.

Sites sustentáveis

Com tecnologia 100% nacional e inovadora desenvolvida pela Telefônica Brasil, os sites sustentáveis têm como atribuição transmitir sinal de telefonia móvel, com o diferencial de utilizar os postes de iluminação pública. A iniciativa mitiga impactos visuais em áreas urbanas, além outros benefícios. Sua utilização tem como objetivo ampliar a quantidade de equipamentos disponíveis em áreas urbanas, melhorando o alcance e a qualidade do serviço.

Vantagens do site sustentável


Mobiliário urbano

Outros elementos já integrados ao mobiliário urbano, como telefones públicos, bancas de jornais e lojas de atendimento da própria Vivo também são aproveitados como base para transmissão, aumentando o adensamento do sinal, melhorando a qualidade da conexão e, portanto, a qualidade da experiência do cliente.

Economia circular_

A economia circular simula o comportamento sustentável de ecossistemas, em que há desperdício e equilíbrio, com base nas relações dos diferentes atores.

Na Telefônica Brasil integramos esta filosofia em nossas atividades através de reúso e reciclagem, e também em nossa cadeia de valor, com compras de baixo carbono, compartilhamento de infraestrutura e iniciativas, como a Vivo Renova, que incentiva a substituição de smartphones e tablets por modelos novos mediante a entrega do aparelho usado, e entre outros.

Nós executamos diferentes estratégias para otimizar o uso dos nossos recursos em toda a cadeia de valor e promover o retorno de mercadorias utilizadas ao ciclo de produção. Essas iniciativas têm como foco principal redes e clientes, os maiores demandantes de materiais e de recursos.

Além disso, nós nos concentramos no desenvolvimento de serviços digitais em que há possibilidades de economia circular, como o Smart Waste, iniciativa global de gestão de resíduos.

Nossa economia circular

PRINCÍPIOS DA ECONOMIA CIRCULAR NA Telefônica Brasil

 

Materiais e recursos renováveis e ecoeficientes

Compartilhar e reutilizar

Eficiência e ecoprojetos, menos resíduos

Fechamento do ciclo, reciclagem

Virtualização e desmaterialização

Inovação

Melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens_

A tecnologia e o conhecimento são instrumentos para a transformação da sociedade. Mais do que isso: são pontes para o desenvolvimento pessoal e social. A Fundação Telefônica Brasil usa estratégias digitais com o objetivo de compartilhar informações, conectar e estimular o diálogo para atuar, mobilizar e inspirar.

 

Fundação Telefônica Brasil

Criada há 16 anos para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com ajuda da tecnologia, a Fundação Telefônica Brasil mantém iniciativas de cunho nacional que contribuem para a democratização do acesso ao conhecimento. Atua, ainda, por meio de uma rede global, presente em 17 países.

Atualmente a Fundação Telefônica Brasil estuda tendências de inovação e tecnologias para influenciar as ações do presente em busca de um futuro melhor. Ao longo de 2015, investiu R$ 41 milhões em projetos sociais, beneficiando diretamente cerca de 450 mil pessoas.

As ações da Fundação estabelecem a conexão da tecnologia com empreendedorismo, cidadania e educação. Nossa atuação se baseia em três eixos: Educação, Cidadania Digital e Empreendedorismo Social.

Fundação Telefônica - investimentos

Investimentos da Fundação Telefônica

Pessoas beneficiadas diretamente

Pessoas beneficiadas diretamente

Educa XXI

Focada no desenvolvimento de competências multidisciplinares para a formação de jovens protagonistas na Era Digital. Os investimentos são direcionados a capacitações em fluência digital, formação de educadores e na capacidade de criar conteúdos.

Saiba mais: fundacaotelefonica.org.br/educa-xxi

Cidadania digital

Tem como objetivo desenvolver a consciência cidadã e estimular a solidariedade com apoio da tecnologia, conectando indivíduos a iniciativas que estimulem ações transformadoras.

Saiba mais: fundacaotelefonica.org.br/cidadania-digital

Escolas Rurais Conectadas

O Brasil tem 5.570 municípios e, em áreas rurais, há cerca de 65 mil escolas públicas7. Para garantir a essas localidades acesso a conhecimento e tecnologia respeitando as particularidades culturais, o programa Escolas Rurais Conectadas busca impulsionar processos educacionais em escolas de áreas não urbanas. Além da infraestrutura tecnológica, o programa prevê formação de docentes, implantação de metodologias, de laboratórios de experimentação digital e conteúdo. Desde 2012, mais de 5 mil professores foram capacitados para aplicar o conhecimento em aula, impactando cerca de 115 mil alunos.

Saiba mais: www.escolasconectadas.org.br

Jovempreender

Incentivo ao empreendedorismo social como estilo de vida para jovens. Inserimos as novas gerações em redes de conhecimento e de colaboração e os conectamos a aceleradoras e universidades, proporcionando condições para inovação e transformação.

Saiba mais: fundacaotelefonica.org.br/jovempreender

(7) Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Programa Nacional do Livro Didático no Campo.

Contribuição à ação social e cultura_

Patrocínios Culturais

Apoiamos iniciativas socioculturais que garantam o fomento da cultura brasileira e a construção de um legado cultural para o país. Atuamos de forma transparente por meio da utilização correta de leis de incentivo à cultura, alinhados a missão e valores do negócio. Nossas ações buscam transformar a sociedade, conectar culturas e pessoas, cuidar do planeta e ajudar as pessoas a viverem melhor, por meio de opções culturais que estimulem o lazer, a criatividade e a inclusão social. Buscamos minimizar eventuais impactos de atuação deixando um legado positivo nas regiões onde atuamos, fortalecendo o relacionamento e a comunicação com a sociedade.

Ao longo de 2015, a Telefônica Brasil apoiou, por meio das marcas Vivo e GVT, mais de 50 projetos socioculturais em todo o país, oferecendo e ampliando o acesso das comunidades aos bens culturais e ao patrimônio cultural brasileiro, com destaque para a música. Ao todo, as ações e projetos incentivados impactaram mais de 3 milhões de pessoas e contribuem para a formação musical de mais de 5 mil crianças e jovens.

MÚSICA

Vivo EnCena: Estimula o intercâmbio cultural por meio de projetos de artes cênicas.

Com sete espetáculos teatrais diferentes, reuniu 75 mil espectadores em mais de 260 sessões 16 cidades brasileiras.

Meninos de Araçuaí: Promove a inclusão social e cultural de jovens em situação de risco social com atividades de iniciação musical durante o 2º turno escolar.

Um coro de crianças e jovens, com idades entre 7 e 16 anos, já gravou seis CDs e dois DVDs, além de participação no álbum Pietá, de Milton Nascimento, e em inúmeros espetáculos por diversas cidades brasileiras e estrangeiras, como Paris durante o Ano do Brasil na França.

MiniDocs – Do Palco Para o Mundo: Reconhece e apoia novos talentos da Música Popular Brasileira (MPB).

Shows no Teatro Vivo e no Tom Jazz com de 13 expoentes da nova geração da MPB, com ingresso solidário (doação de um livro) e oportunidade de disseminarem conhecimento e técnica para o público e aspirantes à música. Os registros em vídeos das atividades se tornarão uma série-documentário com 13 episódios a serem exibidos na TV aberta e em plataformas digitais de vídeo.

Rio é Samba Rock, meu irmão! Contribui para a democratização do acesso à música e o fortalecimento do gênero samba rock.

Levou para comunidades carentes do Rio de Janeiro shows gratuitos da cantora Sylvia Patrícia e convidados como Leila Pinheiro, Zélia Duncan, Paulinho Moska, Jussara Silveira e Banda Moinho, com o objetivo de resgatar o samba rock, tão presente na cultura local.

Circuito Sóciocultural EX4: Promove valores de cidadania e humanização do espaço escolar utilizando o rock para conscientização antidrogas e antibullying.

Apresentações musicais e oficinas em escolas públicas do estado de São Paulo.

Concertos Didáticos com Orquestra: Promove apresentações gratuitas com a Orquestra de Câmara da Ulbra.

Realizadas exclusivamente para alunos e docentes da rede pública de ensino em seis cidades do Rio Grande do Sul. O maestro Tiago Flores ensinou a crianças em idade escolar sobre a importância dos instrumentos e movimentos que compõe a orquestra.

Projeto Bituca: Ensino música de forma gratuita em nível profissionalizante, por meio de um método exclusivo e diferenciado, com repertório voltado à música brasileira.

Ensino individual de 11 instrumentos, canto, engenharia de som e produção, afinação e restauração de piano.

Programa Pracatum: Promove a transformação socioeconômica de jovens e o resgate da herança cultural do bairro do Candeal, em Salvador (BA) por meio da música e de elementos da realidade local.

Foram realizados cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Instrumento musical e certificação do Ministério da Educação. Ao todo cerca de 200 jovens e adultos foram formados.

Neojiba: Núcleo Estudantil Orquestra Jovem da Bahia estimula crianças, adolescentes e jovens por meio do ensino e apresentações de música instrumental.

Mais de 4.500 beneficiados em Núcleos de Prática Orquestral e Coral.

Semana Internacional de Música de Câmara de Belo Horizonte: Refletiu toda a variedade da música de concerto para pequenas formações através dos séculos.

Concertos realizados em diversas cidades do estado de Minas Gerais com a presença da pianista Simone Leitão e músicos da Venezuela, Itália, Inglaterra, Croácia e Estados Unidos.

Prêmio Caymmi de Música: Resgata a tradição dos antigos festivais com o objetivo de fortalecer e premiar a cena musical baiana.

Reconhecer, fortalecer e premiar a nova produção musical baiana, impulsionando novas criações. Inspirado no histórico das premiações musicais e no mestre baiano da música popular brasileira, Dorival Caymmi. O Prêmio busca o diálogo com as necessidades do mercado cultural da Bahia.

Museus

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM): Como mantenedora do museu, a Telefônica proporciona a realização de grandes exposições e de outras atividades desenvolvidas como ações sociais, programas educativos e de acessibilidade.

O MAM, que reúne em seu acervo mais de 5 mil obras de importantes artistas da arte moderna e contemporânea do Brasil e do mundo, teve sua imagem reforçada como fonte difusora da arte moderna e contemporânea

Patrocínios comerciais

Os patrocínios comerciais têm como objetivo contribuir com a construção da marca e reforçar seus atributos com diversos stakeholders, buscando posicionar a Vivo como protagonista em projetos inovadores que sejam perenes e ofereçam benefícios exclusivos aos clientes.

Seleção Brasileira de Futebol: A Vivo, por meio do patrocínio à Seleção Brasileira de Futebol, que disputa as eliminatórias da Copa de 2018 tanto no Brasil, como no exterior, realizou diversas ações de ativação que colaboraram com os resultados de diferentes frentes comerciais. O Programa de Relacionamento Vivo Valoriza, através do resgate de pontos, contemplou mais de 1,6 mil clientes com ingressos para os quatro jogos no Brasil, e proporcionou experiências inesquecíveis como jantar com o jogador David Luiz. E, nos seis jogos que aconteceram no exterior, 300 clientes (pessoa física), que ativaram o Combo Vivo Travel de Roaming Internacional, clientes multinacionais e Movistar, ganharam ingressos para as partidas. Os resultados de imagem no ano de 2015, segundo Ibope Repucom, colocaram a Vivo em 2º lugar no ranking de retorno de mídia espontânea, e o encontro do míni David Luiz (reconhecido nas redes sociais como sósia mirim do jogador) com seu ídolo rendeu à marca mais de 3 milhões de views orgânicos e o post do jogador no Instagram com a foto do encontro foi o terceiro mais curtido do país.

Tênis – Patrocínios Incentivados: Em 2015, ainda no Esporte, a Vivo iniciou sua atuação no Tênis. Com a vinda de Rafael Nadal, parceiro mundial do Grupo Telefônica ao Brasil para o AT P 500, a Vivo promoveu um Meet & Greet exclusivo para convidados estratégicos. Com o objetivo de explorar o potencial dessa modalidade, realizou ativações para clientes de alto valor e ações de relacionamento com diversos stakeholders nos 10 torneios patrocinados durante o ano, com recursos incentivados, gerando mais de 1,8 mil leads qualificados, promovendo a degustação dos serviços Vivo Fibra, 4G e ações de fidelização do Programa de Relacionamento Vivo Valoriza. Além disso, apoiou o Instituto Tênis, como forma de incentivar a prática desse esporte e a formação de novos atletas brasileiros na modalidade.

Vivo Open Air: Projeto 100% incentivado pela Lei Rouanet, que voltou à São Paulo depois de sete edições realizadas em todo Brasil nos últimos 3 anos. Durante 18 dias, mais de 22 mil pessoas assistiram a uma programação com clássicos do cinema, blockbusters e préestreias nacionais e internacionais, seguidos de shows e gastronomia. O retorno do Vivo Open Air à São Paulo foi destaque nos principais veículos da cidade e gerou uma mídia espontânea de mais de R$ 6 milhões. Mais de 2 mil clientes de alto valor foram recebidos no V Lounge (área exclusiva) e, durante a temporada, todo o público presente pôde conferir as ativações dos serviços Vivo 4G, Vivo Música e Vivo Fibra com ações inovadoras e digitais. Para garantir o clima de cinema, a pipoca foi um oferecimento do Programa de Relacionamento Vivo Valoriza, além do desconto de 25% na compra de ingressos. Em pesquisa realizada pelo Instituto Bridge Research, o Vivo Open Air foi considerado totalmente inovador e capaz de agregar valor à marca para 99% dos entrevistados.

Brand Content Exagerado: O projeto Exagerado, escolhido para dar sequência a estratégia de brand content da empresa, em 2015 homenageou Cazuza com o re-colour inédito no Brasil do seu primeiro single: Exagerado, que manteve a voz do cantor e contou com a participação de grandes músicos brasileiros. Lançada nas rádios de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal a canção Exagerado 3.0 chegou entre as cinco músicas mais tocadas nas rádios, sendo 1º lugar no Rio de Janeiro.

Para o lançamento do filme “Exagerado 4G” a Vivo presenteou a cidade do Rio de Janeiro com o patrocínio do Circo Voador na Praia do Arpoador, reedição do espaço onde Cazuza começou sua carreira, que consagrou grandes artistas nacionais e transformou a cultura carioca nos anos 1980. O local foi palco de shows, oficinas culturais, peças teatrais e debates, uma programação intensa e totalmente gratuita. O evento contou com a presença de mais de 4 mil pessoas e outras milhares acompanharam toda a programação através de telões instalados na praia do Arpoador. O filme obteve 47,5 milhoes de visualizações e foi o mais visto do YouTube no Brasil. Toda a ação foi divulgada em 300 matérias na imprensa por todo o país.

Campus Party: Patrocínio pelo 8º ano seguido do principal evento de tecnologia, inovação e entretenimento digital do mundo. Recebeu cerca de 8 mil “campuseiros” de 21 países. E na área gratuita foram mais de 100 mil visitantes com acesso a 12 estandes e 63 palestras/ workshops. A Vivo criou ações de interatividade para degustação dos serviços: 4G, Nuvem do Jornaleiro, Vivo Música, Vivo Internet Fibra e Vivo TV Fibra. Já no segundo semestre do ano, Recife, considerado o maior parque tecnológico do país, recebeu o evento pela quarta vez. De 23 a 26 de julho, 4 mil campuseiros e 2,5 mil acampados participaram de 250 atividades, com 224 palestrantes em mais de 300 horas de conteúdo.

Vivo Rio: Considerado uma das melhores casas de espetáculos do país, o Vivo Rio, patrocínio naming rights desde 2006, está localizado no Aterro do Flamengo, com 11 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 5 mil pessoas. Em 2015, mais de 110 mil pessoas assistiram aos 119 shows dos mais diversos gêneros musicais, que fizeram parte da programação da casa. Durante todo o ano realizamos ações de relacionamento com diversos stakeholders, clientes pessoa física e jurídica, além de benefícios exclusivos como o desconto de 25% na compra de ingressos aos clientes cadastrados no programa Vivo Valoriza.

110
Mil pessoas
assistiram a
119 shows
de diversos
gêneros
musicais

Nossas ações transformam a sociedade, conectam culturas e pessoas e estimulam o lazer, a criatividade e a inclusão social.

Prontidão e respostas a desastres_

Procuramos atuar de forma preventiva para garantir a restauração do sinal de nossa rede em casos de interrupção do serviço. A boa gestão é condição fundamental para que clientes e órgãos públicos e de defesa civil se mantenham conectados, mesmo em casos de catástrofes de grandes proporções. Possuímos um plano de contingência para situações como acidentes, desastres naturais, interrupções de fornecimento de energia e falhas de segurança.

Nossos centros de gerenciamento de rede, em São Paulo, Brasília e Minas Gerais, monitoram parâmetros operacionais de transmissão, das plataformas de serviços e da rede de acesso e infraestrutura. Eles são capazes de identificar anormalidades por meio do sistema de monitoramento de falhas e sinalização.

Parcerias

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Telefônica Brasil firmaram uma parceria em 2013 para evitar desastres causados pelo efeito estufa e garantir o monitoramento e a emissão de alertas de deslizamentos de encostas e de inundações população. Até o fim de 2015, 2.688 pluviômetros com chip 3G (1.500 deles utilizando a nossa rede de dados) haviam sido instalados em escolas, edifícios do governo federal e estações rádio – base da empresa, localizados em áreas de risco de 957 municípios do país. Por meio das tecnologias Machine to Machine (M2M) Vivo Clima e 3G/GPRS, os dados sobre as chuvas em áreas de risco são reportados ao Cemaden em tempo real. Em 2015, foram emitidos, entre moderado, alto e muito alto, 645 alertas de movimentos de massa, 568 alertas hidrológicos e 549 alertas hidrológicos e de movimento de massa.

Possuímos um plano de contingência para situações como acidentes, desastres naturais, interrupções de fornecimento de energia e falhas de segurança.

Alertas em 2015