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Governança
corporativa

Modelo de governança_

G4-34

Nossa proposta de valor a acionistas e investidores é manter um negócio responsável, com rentabilidade e perenidade. Para isso, mantemos uma estratégia de atuação focada no desempenho dos nossos negócios de modo a valorizar a empresa. Acreditamos que só alcançaremos isso por meio de ações e relacionamentos pautados pela sustentabilidade e por valores como transparência, responsabilidade, eficiência, inovação e confiança.

Estrutura de governança

O papel de nossa governança corporativa é garantir que esses valores norteiem a gestão da empresa em todos os seus aspectos. Sua estrutura é composta por:

Diretoria

Conselho Fiscal

Conselho de Administração

Comitês do conselho

São três os comitês de assessoramento ao Conselho de Administração:

  • Comitê de Auditoria e Controle
  • Comitê de Qualidade do Serviço e Atenção Comercial
  • Comitê de Nomeações, Vencimentos e Governança Corporativa

Nossa proposta de Valor

Manter um negócio responsável, com rentabilidade e perenidade, por meio de uma estratégia de atuação focada no desempenho dos nossos negócios, de modo a valorizar a empresa.

 

3
comitês
assessoram o
Conselho de
Administração

3
membros
compõem
atualmente a
diretoria executiva

6
membros
compõem o
Conselho Fiscal,
sendo três deles suplentes

 

Conselho de administração

Acompanha o desempenho da Companhia e delibera sobre temas relevantes ao negócio. Reúne-se trimestralmente ou mediante convocação do presidente.

 

Composição do Conselho de Administração*

Eduardo Navarro de Carvalho
Presidente do Conselho

Angel Vilá Boix
Membro

Amos Genish
Membro

Antonio Gonçalves de Oliveira
Membro

Antonio Carlos Valente da Silva
Membro

Francisco Javier de Paz Mancho
Membro

Ramiro Sánchez de Lerín Garcia-Ovies
Membro

Luis Francisco Javier Bastida Ibargüen
Membro

Luiz Fernando Furlan
Membro

Narcis Serra Serra
Membro

Roberto Oliveira de Lima
Membro

Sonia Julia Sulzbeck VillaLobos
Membro

* Nova composição definida na assembleia geral ordinária em 28/04/2016. Nova posição da presidência do Conselho definida em reunião do Conselho de Administração em 10/06/2016.

 

Formação atual

12
membros

1
eleito pelo voto
separado das
ações preferenciais

11
conselheiros
eleitos pelo voto
geral das ações
ordinárias

5 e 17
número mínimo
e máximo
de conselheiros
pelo estatuto

3
anos de mandato
com possibilidade
de reeleição

 

Diretoria

Composta de, no mínimo, 3 e, no máximo, 15 membros, é responsável pela condução dos negócios, seguindo as diretrizes definidas pelo Conselho de Administração. Atualmente, a diretoria da Companhia é composta de três membros.

 

Composição da Diretoria

Amos Genish
Diretor-Presidente

David Melcon
Diretor de Finanças e de Relações com Investidores1

Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira
Secretário-geral e diretor Jurídico

(1) Em 08/04/2016, David Melcon assumiu a Diretoria de Finanças e de Relações com Investidores que estava sendo ocupada interinamente por Amos Genish.

 

Conselho Fiscal

De caráter permanente, é formado por três membros efetivos e três suplentes.

 

Composição do Conselho Fiscal

Flavio Stamm
Membro efetivo

Cremênio Medola Neto
Membro efetivo

Charles Edwards Allen
Membro efetivo

Gilberto Lerio
Suplente

Stael Prata Silva Filho
Suplente

Juarez Rosa da Silva2
Suplente

(2) Eleito na assembleia geral ordinária em 28/04/2016.

Contribuição ao progresso_

O aumento expressivo do consumo de dados móveis vem resultando em mudanças nas dinâmicas mercadológicas, o que seguiu em andamento em 2015.

A Telefônica Brasil focou seus investimentos na expansão da rede 4G e da capacidade 3G, de forma a sustentar seu diferencial em qualidade no mercado. Com a conclusão da aquisição da GVT, a Companhia pôde expandir nacionalmente sua rede fixa com tecnologia de fibra, por meio da integração das redes da Vivo e da GVT. Um processo estruturado de captação de sinergias está em andamento, com ganhos iniciais acima do esperado.

Do ponto de vista comercial, a Telefônica Brasil passou a focar suas ofertas em dados. Os reflexos da estratégia são percebidos com um Índice de Satisfação do Cliente (ISC) crescente desde a integração (leia mais em Orientação aos clientes) e com destaque como a operadora com maior crescimento em receita no setor.

Em conjunto, nossas medidas de contribuição ao progresso constituem uma proposta de valor à sociedade, que inclui a universalização de serviços e a contribuição a ação social e cultural (leia mais em Compromisso com a sociedade).

As novas tecnologias são capazes de reduzir o gargalo digital e impulsionar o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Impactos Econômicos

Somos um dos motores de progresso econômico mais relevantes das comunidades em que estamos presentes, contribuindo para o PIB. Portanto, um grande potencializador da economia, tanto de maneira direta, como pela capacidade de gerar um efeito multiplicador de riquezas graças nossa atividade. Em 2015, a nossa atividade representou 1,07% de PIB nacional.

Impactos no PIB por tipo de impacto

 

1,07%
é nossa
representatividade
no PIB
do Brasil

Impactos no emprego

A Telefônica é também um grande motor de criação de emprego. No ano de 2015 contribuiu com o país com mais de 441.710 empregos tanto de forma direta, como indireta e induzida.

0,48 %

dos empregos criados
no Brasil em 2015 foram
gerados pela Telefônica

11,44

empregos adicionais
são gerados cada vez
que a Telefônica contrata
um colaborador

Impactos no emprego por tipo de impacto

* percentual em relação ao total de ocupados.

Fonte: Análise PwC

Impactos Sociais

Percentual de contratos fixos

O percentual de contratos fixos na Telefônica no Brasil supera a média nacional em 3,4 pontos percentuais.

Percentual de contratos fixos

Percentual de mulheres

Em 2015, o percentual de mulheres da Telefônica ficou em 40,9%, mais de 10 pontos percentuais acima da média de empresas do setor de telecomunicações e próximo da média de mulheres empregadas no país (43%).

Percentual de mulheres

Diferença salarial entre homens e mulheres

A diferença salarial entre homens e mulheres existente no país supera em 10 vezes a diferença na Telefônica Brasil.

Diferença salarial

Formação de colaboradores

Em 2015, a formação de colaboradores na Telefônica Brasil alcançou 35,6 horas por colaborador, superando em 10% a média das empresas latino-americanas (32,3h/empregado). **

Fornecedores locais

A Telefônica tem contribuído para o desenvolvimento local através de compras de fornecedores locais em 2015.

(*) Média de uma seleção de seis empresas do setor analisadas em Bloomberg (KT Corp, Telecom Italia, BT Group, Orange, Vodafone, AT &T). Dados de 2014.

(**) Estudo da PwC Saratoga é uma ferramenta de benchmarking de PwC que contém indicadores de RH de mais 2 mil empresas do mundo.

Impactos da rede

GRI G4-EC7

A implantação da banda larga contribui para o desenvolvimento da sociedade por meio da melhoria das capacidades produtiva e competitiva de empresas locais, impulsionadas por melhorias significativas na velocidade de tráfego de dados e na automatização de processos, e pela ampliação de possibilidades de acesso da população a informações e à cultura ou pela ampliação das opções de entretenimento.

Em 2015, o conjunto de banda larga (fixa e móvel) teve um impacto positivo de 11,2% no PIB.

Impacto da Banda larga da Telefônica no PIB

Impactos ambientais

Estudos setoriais indicam que os nossos serviços têm um potencial de reduzir em 9,7 vezes nossa pegada ambiental até 2030. Atualmente, nossa pegada de carbono é de 249.527,69 tCO2e.

Nossa pegada de carbono

0,13 %
percentual da
nossa pegada de
carbono no país

2,09 %
percentual da
nossa pegada
de carbono na
população do
país