Princípios para a elaboração do relatório_

G4-28, G4-29, G4-30, G4-31, G4-32

Este relatório foi elaborado com base na metodologia da Global Reporting Initiative, cujas diretrizes atualmente se encontram na quarta versão, conhecida como GRI G4.

O conteúdo contempla 35 itens de conteúdo geral (informações sobre estratégia e análise, perfil organizacional, aspectos materiais identificados e limites, engajamento de stakeholders, perfil do relatório, governança e ética e integridade). Foram reportados também 53 indicadores de desempenho econômico, social e ambiental, além das formas de gestão dos aspectos materiais o documento segue as diretrizes core essencial.

Também orientam a publicação as diretrizes para relato integrado estabelecidas pela International Integrated Reporting Council (IIRC) – organização internacional multistakeholder que definiu um protocolo com princípios para o relato e a análise integrada de desempenho. Seu objetivo é ampliar a transparência e o nível de informações sobre a capacidade de uma organização de gerar valor no curto, médio e longo prazos. Neste relatório, buscamos aprimorar nossa comunicação com uma abordagem clara e focada nos temas materiais para o negócio e um conteúdo objetivo.

Nesta edição já apresentamos nossas propostas de valor para cada um dos nossos públicos estratégicos. Seguiremos evoluindo nos próximos anos para oferecer uma análise cada vez mais integrada dos aspectos financeiros e não financeiros.

Período considerado

O Relatório de Sustentabilidade da Telefônica Brasil é anual. Esta edição compreende o desempenho entre 1.º de janeiro a 31 de dezembro de 2015.

Contato

Para esclarecer eventuais dúvidas e encaminhar comentários sobre as práticas aqui relatadas, o leitor poderá entrar em contato pelo e-mail sustentabilidade.br@Telefônica.com

Sumário GRI_

Conteúdo geral
Aspecto Descrição Página/resposta Iniciativas ONU Verificação externa Omissão
Estratégia e análise G4-1 Mensagem do presidente Mensagem do Presidente da Telefônica Global / Mensagem do Presidente da Telefônica Brasil   Sim
Perfil organizacional G4-3 Nome da organização A Telefônica Brasil hoje - Perfil   Sim
G4-4 Marcas, produtos e/ou serviços A Telefônica Brasil hoje – Nossos negócios   Sim
G4-5 Localização da sede da organização São Paulo, SP   Sim
G4-6 Países onde estão as principais operações A Telefônica Brasil hoje - Perfil   Sim
G4-7 Tipo e natureza jurídica da propriedade A Telefônica Brasil hoje - Perfil   Sim
G4-8 Mercados em que a organização atua A Telefônica Brasil hoje - Perfil   Sim
G4-9 Porte da organização A Telefônica Brasil hoje - Perfil   Sim
G4-10 Perfil dos empregados Colaboradores / Colaboradores - Nossa equipe   Sim
G4-11 Percentual de empregados cobertos por negociação coletiva 100% dos colaboradores são cobertos por acordos de negociação coletiva. Colaboradores - Nossa equipe   Sim
G4-12 Descrição da cadeia de fornecedores da organização Cadeia de suprimento – Fornecedores   Sim
G4-13 Mudanças significativas A Telefônica Brasil hoje - Perfil   Sim
G4-14 Descrição sobre abordagem do princípio da precaução Negócios responsáveis – Gestão de riscos   Sim
G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas externas Negócios responsáveis – Sustentabilidade   Sim
G4-16 Participação em associações e organizações Negócios responsáveis – Sustentabilidade   Sim
Aspectos materiais identificados e limites G4-18 Processo de definição do conteúdo do relatório Negócios responsáveis - Materialidade e engajamento de stakeholders   Sim
G4-19 Lista dos temas materiais Negócios responsáveis - Materialidade e engajamento de stakeholders   Sim
G4-20 Limite, dentro da organização, de cada aspecto material Negócios responsáveis - Materialidade e engajamento de stakeholders   Sim
G4-21 Limite, fora da organização, de cada aspecto material Negócios responsáveis - Materialidade e engajamento de stakeholders   Sim
G4-22 Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores Eventuais mudanças significativas com relação aos dados reportados nos anos anteriores e alterações em base de cálculos ou nas técnicas de medição dos indicadores estão apontadas ao longo do texto e das tabelas do relatório.   Sim
G4-23 Alterações significativas de escopo e limites de aspectos materiais em relação a relatórios anteriores A Telefônica Brasil hoje - Perfil   Sim
Engajamento de stakeholders G4-24 Lista de grupos de stakeholders engajados pela organização Negócios responsáveis - Materialidade e engajamento de stakeholders   Sim
G4-25 Base usada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento Negócios responsáveis - Materialidade e engajamento de stakeholders   Sim
G4-26 Abordagem para envolver os stakeholders Negócios responsáveis - Materialidade e engajamento de stakeholders   Sim
G4-27 Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento, por grupo de stakeholders Negócios responsáveis - Materialidade e engajamento de stakeholders   Sim
Perfil do relatório G4-28 Período coberto pelo relatório Anexos - Princípios para a elaboração do relatório   Sim
G4-29 Data do relatório anterior mais recente Anexos - Princípios para a elaboração do relatório   Sim
G4-30 Ciclo de emissão de relatórios Anexos - Princípios para a elaboração do relatório   Sim
G4-31 Contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo Anexos - Princípios para a elaboração do relatório   Sim
G4-32 Opção da aplicação das diretrizes e localização da tabela GRI Anexos - Princípios para a elaboração do relatório   Sim
Governança G4-33 Política e prática atual relativa à busca de verificação externa para o relatório O relatório recebeu asseguração limitada de Auditores Independentes (ver p. 86 do PDF)   Sim
G4-34 Estrutura de governança da organização Governança corporativa - Modelo de governança   Sim
Ética e integridade G4-56 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização A Telefônica Brasil hoje - Perfil / Negócios responsáveis - Ética e compliance   Sim
G4-57 Mecanismos internos e externos de orientação sobre ética e conformidade Negócios responsáveis - Ética e compliance / Negócios responsáveis – Gestão de riscos   Sim
G4-58 Mecanismos internos e externos para comunicar preocupações sobre comportamentos não éticos Negócios responsáveis - Ética e compliance   Sim
CONTEÚDO ESPECÍFICO
Categoria econômica
Aspecto Descrição Página/ resposta Iniciativas ONU Verificação externa Omissão
Impactos econômicos indiretos G4-DMA Forma de gestão Governança corporativa - Contribuição ao progresso Sim
G4-EC7 Impacto de investimentos em infraestrutura oferecidos para benefício público Governança corporativa – Contribuição ao progresso – Impactos da rede / Compromisso com a sociedade - Universalização dos serviços / Compromisso com a sociedade - Critérios para seleção de locais para instalações PG 7, ODS 3, ODS 8 Sim
Práticas de compras G4-DMA Forma de gestão Cadeia de suprimento Sim
G4-EC9 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais Cadeia de suprimento – Fornecedores Sim
Categoria ambiental
Aspecto Descrição Página/resposta Iniciativas ONU Verificação externa Omissão
Energia G4-DMA Forma de gestão Compromisso com o meio ambiente – Energia PG 8, ODS 3, ODS 7 Sim
G4-EN3 Consumo de energia dentro da organização Compromisso com o meio ambiente – Energia PG 8, ODS 3, ODS 7 Sim
G4-EN4 Consumo de energia fora da organização Compromisso com o meio ambiente – Energia PG 8, PG 9 Sim
Água G4-DMA Forma de gestão Compromisso com o meio ambiente – Água PG 8, ODS 3, ODS 6, ODS 14 Sim
G4-EN8 Total de água retirada por fonte Compromisso com o meio ambiente – Água / Compromisso com o meio ambiente – Análise do Ciclo de Vida (ACV) PG 8, ODS 3, ODS 6, ODS 14 Sim
Emissões G4-DMA Forma de gestão Compromisso com o meio ambiente – Mudança do clima PG 8, ODS 3, ODS 7, ODS 12 Sim
G4-EN15 Emissões diretas de gases de efeito estufa Compromisso com o meio ambiente – Mudança do clima PG 8, ODS 3, ODS 7, ODS 12 Sim
G4-EN16 Emissões indiretas de gases de efeito estufa provenientes da aquisição de energia Compromisso com o meio ambiente – Mudança do clima PG 8, ODS 3, ODS 7, ODS 12 Sim
G4-EN17 Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa Compromisso com o meio ambiente – Mudança do clima PG 8, ODS 3, ODS 7, ODS 12 Sim
Efluentes e resíduos G4-DMA Forma de gestão Compromisso com o meio ambiente – Resíduos PG 8, ODS 3, ODS 14 Sim
G4-EN23 Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição Compromisso com o meio ambiente – Resíduos PG 8, ODS 3, ODS 14 Sim
G4-EN24 Número e volume total de derramamentos significativos Não houve vazamentos relevantes em 2015 PG 8, ODS 3, ODS 14 Sim
Produtos e serviços G4-DMA Forma de gestão PG 7, PG 8, PG 9 Sim
G4-EN27 Iniciativas para mitigar os impactos ambientais Compromisso com o meio ambiente – Análise do Ciclo de Vida (ACV) PG 7, PG 8, PG 9 Sim
G4-EN28 Percentual de produtos e embalagens recuperados, por categoria de produtos Orientação ao cliente – Lojas Sim
Conformidade G4-DMA Forma de gestão Orientação ao cliente – Lojas PG 8, ODS 3, ODS 12 Sim
G4-EN29 Valor de multas e número total de sanções resultantes de não conformidade com leis Em 2015 foram iniciadas 317 sanções contra Telefónica por violação da legislação ambiental. No entanto, a companhia não precisou realizar pagamentos por sanções financeiras relacionadas a legislação ambiental. PG 8, ODS 3, ODS 12 Sim
Geral G4-DMA Forma de gestão Compromisso com o meio ambiente PG 7, PG 8, ODS 3, ODS 12 Sim
G4-EN31 Total de investimentos e gastos com proteção ambiental Compromisso com o meio ambiente - Sistema de Gestão Ambiental PG 7, PG 8, ODS 3, ODS 12 Sim
Avaliação ambiental de fornecedores G4-DMA Forma de gestão Cadeia de suprimentos PG 8 Sim
Categoria social - práticas trabalhistas e trabalho decente
Aspecto Descrição Página/resposta Iniciativas ONU Verificação externa Omissão
Emprego G4-DMA Forma de gestão Colaboradores - Atração, capacitação e retenção de talento PG 6, ODS 1, ODS 2, ODS 3 Sim
G4-LA1 Número total e taxas de novas contratações e rotatividade de empregados Colaboradores - Atração, capacitação e retenção de talento PG 6, ODS 1, ODS 2, ODS 3 Sim
Saúde e segurança no trabalho G4-DMA Forma de gestão Colaboradores - Saúde e Segurança laboral PG 1, PG 2, PG 3, ODS 3 Sim
G4-LA5 Percentual dos empregados representados em comitês formais de segurança e saúde Colaboradores - Saúde e Segurança laboral PG 1, PG 2, PG 3, ODS 3 Sim
G4-LA6 Taxas de lesões, doenças ocupacionais e dias perdidos Colaboradores - Saúde e Segurança laboral PG 1, ODS 3 Sim
Treinamento e educação G4-DMA Forma de gestão Colaboradores - Atração, capacitação e retenção de talento PG 6, ODS 3, ODS 4 Sim
G4-LA9 Média de horas de treinamento por ano Colaboradores - Nossa equipe / Colaboradores - Atração, capacitação e retenção de talento PG 6, ODS 3, ODS 4 Sim
Diversidade e igualdade de oportunidades G4-DMA Forma de gestão Colaboradores – Diversidade PG 1, ODS 3, ODS 5 Sim
G4-LA12 Composição dos grupos responsáveis pela governança e discriminação de empregados por categoria funcional Colaboradores - Nossa equipe / Colaboradores – Diversidade PG 1, ODS 3, ODS 5 Sim
Igualdade de remuneração entre mulheres e homens G4-DMA Forma de gestão PG 1, ODS 3, ODS 5 Sim
Categoria social - direitos humanos
Aspecto Descrição Página/resposta   Verificação externa Omissão
Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo G4-HR6 Operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência De trabalho forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas Cadeia de suprimento - Minerais em zona de conflitos PG 1, PG 2, PG 3, PG 5, ODS3, ODS 4, ODS 5, ODS 10 Sim
Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a direitos humanos G4-DMA Forma de gestão Negócios responsáveis - Ética e compliance PG 1, PG 2, ODS 3, ODS 4, ODS 5, ODS 10 Sim
Categoria social - sociedade
Aspecto Descrição Página/resposta Iniciativas ONU Verificação externa Omissão
Combate à corrupção G4-DMA Forma de gestão Negócios responsáveis - Ética e compliance PG 10, ODS 3 Sim
G4-SO5 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas Negócios responsáveis - Ética e compliance PG 10, ODS 3 Sim
Políticas públicas G4-DMA Forma de gestão Negócios responsáveis - Ética e compliance PG 10, ODS 3, ODS 16 Sim
G4-SO6 Políticas de contribuições financeiras para partidos políticos, políticos ou instituições Não fazemos contribuições a partidos políticos (Princípios de Atuação). PG 10, ODS 3, ODS 16 Sim
Avaliação de fornecedores em impactos na sociedade G4-DMA Forma de gestão Cadeia de suprimento Sim
G4-SO10 Impactos negativos significativos, reais e potenciais, da cadeia de fornecedores na sociedade e medidas tomadas Cadeia de suprimento – Fornecedores Sim
Categoria social - responsabilidade pelo produto
Aspecto Descrição Página/resposta Iniciativas ONU Verificação externa Omissão
Saúde e segurança do cliente G4-DMA Forma de gestão Orientação ao cliente – Uso responsável Sim
G4-PR1 Avaliação de impactos na saúde e segurança durante o ciclo de vida de produtos e serviços Orientação ao cliente – Uso responsável /Orientação ao cliente – Segurança / Compromisso com o meio ambiente – Campos eletromagnéticos Sim
Rotulagem de produtos e serviços G4-DMA Forma de gestão Orientação ao cliente - Plano de Qualidade Sim
G4-PR5 Resultados de pesquisas medindo a satisfação do cliente Orientação ao cliente - Plano de Qualidade Sim
Comunicações de marketing G4-DMA Forma de gestão Orientação ao cliente - Plano de Qualidade Sim
Privacidade do cliente G4-DMA Forma de gestão Orientação ao cliente – Uso responsável Sim
G4-PR8 Total de queixas comprovadas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes Em 2015, não houve comprovação referente a queixas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes. Sim
Conformidade G4-DMA Forma de gestão Negócios responsáveis - Ética e compliance Sim
G4-PR9 Multas por não conformidade relativas ao fornecimento e uso de produtos e serviços Em 2015, a Telefonica Vivo não recebeu multas por não conformidade relativas ao fornecimento e uso de produtos e serviços Sim