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A Telefônica
Brasil hoje

A Telefônica Brasil é a maior empresa de telecomunicações do Brasil e principal operação do Grupo Telefônica na América Latina, um dos mais importantes conglomerados de telecomunicações, informação e entretenimento do mundo.

Fortalecida em 2015, a partir da aquisição da GVT, a companhia atua hoje como empresa completa e integrada, com presença nacional e liderança absoluta no mercado de telecom. Oferece o que há de melhor em telefonia móvel, fixa, internet móvel e fixa, TV por assinatura, serviços digitais e soluções para empresas. O compromisso é gerar valor a todos os nossos públicos de relacionamento, investindo ainda mais em qualidade, inovação e sustentabilidade.

Os resultados advindos das sinergias a partir da união entre Vivo e GVT já estão contemplados nesta publicação.

Visão

A vida digital é a vida, e a tecnologia é parte essencial do ser humano.

Queremos criar, proteger e impulsionar as conexões da vida para que as pessoas escolham um mundo de possibilidades infinitas.

Valores

Estão representados em todas as nossas ações e são divididos em:

Confiável: Confiável, honesta e simples.
A melhor rede que oferece segurança para o cliente. Excelência na execução, a melhor qualidade. Honestos e críveis. Simples e fáceis de entender.

Aberta: Colaborativa, transparente, próxima e amável.
No modelo de negócio e na relação com o cliente.

Desafiadora: Disruptiva, visionária, inovadora, ágil, inquieta e transformadora.
Sempre um passo além do que se espera de nós.

 

Estamos no Brasil desde 1998

 

Mais de
97
Milhões
de clientes


(total de acessos em dezembro de 2015)

 
3.975
municípios
atendidos


Mais de
33
mil
colaboradores


 

receita de
47,2
bilhões
de euros


 
16
países
 


 
322
milhões
de acessos


mais de
129
mil
colaboradores


Nossos Negócios_

G4-4

 

 

302
lojas
próprias

624,7
mil
pontos
de recarga

12,1
mil
pontos
de venda
(revenda e
varejo)

28,4%
Market
share

móvel

Total de acessos de clientes

Acessos por serviço

Clientes

Clientes de serviço móvel

Clientes de serviço fixo

Market share pós-pago

Clientes banda larga

Clientes TV paga

Nós nos diferenciaremos no mercado com nossa estratégia, sustentada por três pilares: Foco no Cliente, Modelo de Negócio Sustentável e Cultura de Alta Performance.

Conexões_

 

 

Celulares

Telefones celulares podem se comunicar diretamente entre si ou acessar a internet sem a necessidade de passar por uma central comutadora. Basta que seu sinal esteja ao alcance de uma Estação Rádio Base (ERB), que costumamos reconhecer como antenas (saiba mais na p. 38). Quanto maior a quantidade de ERBs, maior a cobertura de sinal e menor a chance de a rede se congestionar por excesso de acessos.

Destaques econômicos e financeiros_

Distribuição da receita líquida

 

16,3%
crescimento
da UBB (Ultra
Banda Larga,
ou FTTx)

7,7%
de crescimento
em receita
líquida de
banda larga

27,6 %
de crescimento
em receita líquida
de TV paga

 

Dados financeiros – Telefônica Brasil (R$ bilhões)2 2014 2015
Receita operacional bruta 62,1 64,3
Receita operacional líquida 40,2 42,1
Resultado líquido 5,2 3,3
EBITDA 12,3 12,7
Margem EBITDA (em %) 30,6 30,2
Endividamento liquido 7,1 4,6
Investimentos (incluindo licenças) 11,2 8,3

(2) Incluem resultados pró-forma da GVT até abril e consolidados a partir de maio, conforme divulgado no press release do quarto trimestre da Telefônica Brasil S.A. Para fins de comparabilidade, apresentamos o cenário pro forma combinado, considerando a GVT Participações S.A. a partir de 1º de janeiro de 2014.

Dados não financeiros_

Econômicos3 2014 2015
Fornecedores contratados localmente (mil unidades) 2,03 2,05
Municípios com cobertura 3.791 3.975
Índice de satisfação de clientes 7,06 7,39
Municípios com 3G 3.288 3.524
Municípios com 4G 140 183
Pessoas beneficiadas por projetos sociais da Fundação Telefônica Brasil (milhares) 358 450
Ambiental 2014 2015
Consumo de energia (kWh) 1.559.018.212 1.702.075.565
% de compra de energia renovável 26% 22%
Emissões (tCO2eq) 228.614 249.527
Resíduos internos (toneladas) ND 7.145
Resíduos de clientes (toneladas) ND 646
Consumo de água (m3) 1.154.269,55 1.138.231,05
Sociais 2014 2015
Colaboradores 18.419 33.847
Média etária de colaboradores 34 anos 34 anos
Tempo médio de colaboradores de empresa 6 anos 5 anos
% de mulheres 46% 41%
% de mulheres em cargos diretivos 29% 20%
Pessoas com deficiência (total) 216 223
% de negros ND 25,4%
% de colaboradores com convênio negociado 92% 96%
Índice de satisfação de colaboradores 86% 82%
Nº de horas de treinamento 176.562,6 1.261.253
Investimento em treinamento (R$ milhões) 10,5 16,8
Taxa de rotatividade4 24 24,3
Taxa de absentismo 2.284,09 3.182,68
Taxa de acidentes 0,09 0,51
Investimentos via Fundação Telefônica Brasil (R$ milhões) 41,9 41

(3) incluem resultados pró-forma da GVT até abril e consolidados a partir de maio, conforme divulgado no resultado do quarto trimestre de 2015 da Telefônica Brasil S.A. *Dado corrigido de 2014.

(4) Dado corrigido de 2014.

Compromissos assumidos_

Ao longo de 2015, a Telefônica Brasil realizou ações com o objetivo de atender a compromissos assumidos no relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2014.

Prioridade estratégica

Diretrizes

Realizações

 

Manter uma liderança incontestável no negócio móvel e em convergência

Continuar diferenciando nossa oferta móvel por meio de qualidade na rede de dados e de serviços digitais inovadores; partiremos de ações de cross-sell – vendendo o serviço móvel da companhia para clientes da GVT, e vice-versa – para evoluirmos ofertas convergentes (4-Play) com benefícios para os clientes.

Expandir a marca Vivo para consolidar os atributos da GVT.

Fortalecer nossa rede de canais para oferecer a melhor experiência ao cliente, tanto on-line como nas nossas lojas físicas.

A integração entre Vivo e GVT nos posicionou como operadora integrada de telecomunicações e TV por assinatura líder do mercado brasileiro, com uma robusta rede com presença nacional e um portfólio completo para atender a todos os segmentos do mercado.

Implementamos uma série de ações de cross-sell em diversos canais, oferecendo benefícios no serviço móvel para clientes GVT e vice-versa. No final de 2015, mais de 150 lojas Vivo ofereciam produtos GVT.

Nossa estratégia é focada na valorização da empresa e no retorno aos nossos acionistas, investidores e públicos de interesse.

19,7 %
da receita líquida
foi direcionada a
investimentos
em melhorias

 

Alcançar uma posição nacional de liderança no mercado 3P

Oferecer em nível nacional um portfólio 3P competitivo, que será alavancado por meio de uma melhor oferta de Pay TV (100% HD e com serviços interativos).

Fortalecer nosso modelo operacional, garantindo as melhores práticas, modelos segmentados e soluções tecnológicas para simplificar processos e melhorar a experiência do cliente.

Expandir nossa rede de banda larga de alta velocidade (ultrabroadband) de forma otimizada, utilizando a tecnologia mais apropriada para cada segmento de mercado, dentro e fora de São Paulo.

Mantivemos nossa posição de liderança absoluta de cobertura 3G, com mais de 3,5 mil municípios atendidos no país, 51,7% mais que o concorrente mais próximo.

No serviço 4G, a cobertura chegou a mais de 90,3 milhões de habitantes em 183 cidades. Em fevereiro de 2016, a rede 4G da Vivo foi eleita a mais rápida do Brasil pelo Open Signal Report.

A integração com a GVT dobrou o número de acessos em banda larga fixa, com participação ainda maior de clientes de alta velocidade, além de duplicar a base de clientes em TV por assinatura, que já atinge 1,8 milhão de acessos.

Seguimos com a expansão da rede de fibra óptica, chegando ao final do ano à marca de 16,7 milhões de homes-passed (residências atendidas pelo serviço). A rede de fibra fora do estado de São Paulo (nas operações da antiga GVT) continuou seu processo de expansão, chegando a novas localidades como Navegantes (SC), Sete Lagoas (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Iniciamos diversos projetos estruturais para integrar nosso portfólio 3P em nível nacional e para simplificar os processos e modelos de atendimento para clientes fixos no estado de São Paulo.

 

Consolidar a posição nacional no mercado empresarial

Alavancar a rede da GVT fora de São Paulo para crescer no segmento corporativo.

Aproveitar a expansão da rede de banda larga de alta velocidade em São Paulo para ganhar competitividade no mercado de PMEs.

Maximizar receita por meio de cross-sell de serviços móveis e digitais.

Investimos R$ 180,4 milhões para suportar o forte crescimento da demanda por dados nos serviços de dados fixos e móveis ou em serviços de alta velocidade dedicados ao mercado corporativo e para complementar a rede 4G em importantes localidades, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre, entre outras.

Integramos as forças de vendas para o mercado empresarial e implementamos diversas ações de cross-sell, consolidando nossa presença nacional através da integração da Vivo com a GVT.

 

Foco no cliente como peça fundamental da proposta de valor

Sustentar nosso posicionamento premium com a implantação de:

  • um modelo segmentado para atendimento ao cliente
  • um programa de qualidade ponta a ponta e
  • um modelo otimizado para operações de campo

Alavancar taticamente os sistemas de tecnologia da informação da estrutura GVT para melhorar a experiência dos clientes na área da concessão.

Adotamos uma nova estratégia com foco no cliente e na sustentabilidade do modelo de negócio. Parte significativa do total de R$ 8,3 bilhões investidos no ano foi destinada a ampliar e manter redes e sistemas para atender, da melhor forma e com o melhor serviço possível, a demanda por dados móveis e fixos dos nossos clientes.

Lançamos um Plano de Qualidade, com envolvimento da empresa inteira, focado em melhorar a experiência do cliente, permitindonos incrementar de forma consistente os indicadores de satisfação dos clientes.

 

Buscar constantemente a excelência em custos e a otimização do Capex

Alavancar a complementaridade das redes da Telefônica Brasil e da GVT para otimizar a nossa infraestrutura.

Capturar valor por meio de iniciativas de eficiência e escala em compras, logística, administração e outras áreas.

Os investimentos na manutenção da qualidade de serviços e expansão da base de clientes atendida representaram 73% do total investido em 2015.Foram feitos investimentos importantes na manutenção e expansão do serviço de voz e internet móvel, responsáveis por parte significativa das receitas.

Em 2015, mantivemos um esforço concentrado em melhorar a qualidade de sinal em diversas regiões e ampliamos a cobertura rural para atendimento de metas por meio da construção de 2.565 novos sites. Além disto, seguimos implantando o futuro da internet móvel atingindo a marca de 183 municípios com 4G.

 

Estabelecer uma cultura baseada em alta performance

Estabelecer uma cultura única, com foco no cliente, disciplina financeira e foco no desempenho, aproveitando de forma efetiva a escala global e o know-how do Grupo Telefônica.

Promovemos um conjunto de ações que resultaram em melhora substancial do índice de satisfação dos clientes.

Definimos uma nova estrutura organizacional que permitiu integrar plenamente a equipe de gestão, poucos meses após da finalização da compra da GVT.

 

R$ 180,4
Milhões
investidos para
dar suporte ao
crescimento da
demanda por
dados

2.565
Sites
construídos
para melhorar
a qualidade e a
cobertura do sinal

Reconhecimentos_

Guia Exame de Sustentabilidade

3º ano consecutivo

Revista Exame e Centro de Estudos da Fundação Getulio Vargas (GVces)

Uma das empresas mais sustentáveis do Brasil

Índice De Sustentabilidade Empresarial (ISE)

4º ano consecutivo BM&Fbovespa

uma das 40 empresas com performance sustentável reconhecida

Top of MIND – Jornal Folha de S.Paulo

Marca mais lembrada por consumidores na categoria internet banda larga

As Empresas Mais Admiradas no Brasil – Revista Carta Capital

1ª colocada nos segmentos Operadora de Telefonia Fixa e Operadora de Telefonia Móvel

Ranking Great Place to Work – Revista Fortune

5º melhor empresa para se trabalhar no mundo

2ª melhor empresa para se trabalhar na América Latina

Ranking Melhores e Maiores – Revista Exame

Melhor do setor de Telecomunicações

Prêmio Marketing Best Sustentabilidade – Revista Marketing e o Madiamundomarketing

3 projetos ganhadores

  • Dia dos Voluntários
  • Programa Escolas Rurais Conectadas
  • Fatura Digital

Certificação Ouro Programa Brasileiro GHG Protocol

Pelo 3º ano consecutivo, 1ª. vez incorporando informações da GVT

Anuário Valor 1000 – Jornal Valor Econômico

Melhor empresa de TI & Telecom