Tendências_
Nós nos encontramos em um mundo em constante movimento e evolução, em que as fronteiras são cada dia mais difusas. Fenômenos como as mudanças climáticas ou a imigração, juntamente com a economia, a educação ou a saúde estão hoje mais globais do que nunca. O que ontem era futuro, hoje é uma realidade.
A transformação tecnológica está em todas as áreas da nossa vida. E, a conectividade e digitalização, que têm transformado a sociedade e a economia, tornam-se dois elementos essenciais e de diferenciação em um mundo que está cada vez mais global, aberto e digital. Hoje, as pessoas precisam e querem estar conectadas o tempo todo para se comunicarem, partilharem opiniões e informações ou simplesmente consumirem conteúdo.
Precisamente nesse sentido, encontramos seis megatendências estreitamente relacionadas, que marcarão os diferentes setores industriais para 2030, e a tecnologia tem um papel inegável. O uso crescente de dispositivos móveis, juntamente com a proliferação de dados e processamento digital, é uma das chaves para mudar o comportamento do mercado na maioria das indústrias.
Conectividade e convergência
O futuro digital e a ascensão do empreendedorismo ou o mercado global têm um profundo impacto sobre as empresas. Por outro lado, algumas tendências também são importantes para a sustentabilidade do negócio, como a urbanização do planeta, a escassez de matérias-primas ou a reinvenção da saúde.
O setor de tecnologia continua a ganhar participação de mercado no PIB mundial e faz com que ele tenha um papel importante na vida das pessoas, permitindo-lhes acesso a produtos e serviços que representam desenvolvimentos econômico e social.
A conectividade, portanto, torna-se cada mais relevante, de modo que podemos identificar três tendências específicas para o setor de telecomunicações:
internet e mídia
Conteúdos são oferecidos por meio de aplicações rodando em redes. O consumo de vídeo, especificamente, vem se consolidando como a aplicação com maior demanda por tráfego e tornando-se um elemento-chave dos pacotes comerciais.
Fixo + Móvel
Consumidores querem soluções completas, que cubram todas as suas necessidades de conectividade em casa, no escritório ou em trânsito. Isso se traduz em uma necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e na proliferação de pacotes 4-Play.
rede e TI
A tecnologia em Nuvem permite que funções antes realizadas por servidores físicos se virtualizem, com ganhos de eficiência e de flexibilidade operacional. Isso permite uma evolução para novas arquiteturas, mais intensivas em software, o que representará uma vantagem competitiva para gestões baseadas mais em aplicações do que em equipamentos.
SEIS MEGATENDÊNCIAS DO MUNDO DIGITAL
Nossa estratégia_
Para alcançar o objetivo de nos tornarmos uma OnLife Telco e colocar o cliente no centro de tudo que fazemos, vamos nos concentrar em oferecer uma proposta de valor com conectividade excelente, oferta integrada de produtos e serviços e uma experiência única ao usuário.
Na Telefônica nós acreditamos que a economia dos dados é uma das grandes oportunidades do futuro e, por isso, a encaramos como uma oportunidade de crescimento.
A estratégia da Telefônica pretende impulsionar a economia de plataformas e aproveitar dos dados e as oportunidades de mercado. Queremos nos tornar o melhor aliado das vidas digitais dos nossos clientes e, portanto, dedicamos nosso modelo de negócio para esta finalidade.
Nosso desafio é focado em dar aos clientes a soberania de sua vida digital e capacitá-los a agir em nossa própria rede. Tomando todos os dados que geramos e agrupando-os, o nosso objetivo é dar a oportunidade aos cidadãos, que possuem a sua atividade de rede, de decidir sobre esses dados.
29%
dos acessos
a sites de internet
acontecem via smartphone
e tablet4
US$204
bilhões
foram gastos
por meio de
dispositivos
móveis em
20144
(4) Fonte: Megatrends Report 2015
Nosso modelo de negócio_
A conectividade está em nosso DNA, e acreditamos que é o oxigênio da vida digital. Por isso, trabalhamos para melhorar o seu alcance, ajudando a reduzir a diferença geográfica e conectar mais pessoas, com mais velocidade e gestão do tráfego. Dessa forma o cliente tem o serviço que deseja e a qualidade exigida. Buscamos assim gerir a infraestrutura e sustentar o investimento na rede.
Além de conectar, procuramos alcançar, de uma só vez, nossos clientes. Então, queremos alcançar as pessoas com uma oferta simples, integrada e unificada que seja atraente e fácil de entender. Os clientes querem que facilitemos a sua vida digital, e isso significa oferecer os melhores produtos, serviços e conteúdo em uma única proposta comercial.
Conectividade e fornecimento não são suficientes, se não forem acompanhados por uma experiência diferenciada, reforçando os nossos valores para nos levantar como uma empresa confiável, desafiadora e aberta. Acreditamos que a base é uma empresa responsável, que vai além da rentabilidade de curto prazo. Nossas ferramentas para alcançar esse objetivo são principalmente o “Big Data” e a “digitalização end to end”, aliados à otimização do nosso capital e a simplificação da companhia.
Na Telefônica queremos que o nosso negócio ajude a gerar um impacto social positivo na sociedade, contribuindo para a criação de riqueza e bem-estar. Portanto, o nosso modelo de negócio não só garante o crescimento da companhia no médio e longo prazo, mas também solidifica uma visão de futuro de tratar nosso trabalho como um negócio responsável.
Queremos que o nossos negócio gere impacto social positivo na sociedade, contribuindo com a criação de riqueza e bem-estar.
Escolhemos reinventar
Foco no cliente
Conectividade excelente
Alavancar nossa presença nacional
e portfólio para dar acesso aos
clientes a sua vida digital, de
qualquer lugar, a qualquer momento,
com a velocidade apropriada para
atender suas necessidades.
Oferta integrada
Inovar com ofertas integradas e
convergentes, de 3P a 4P e 5P,
para todos os segmentos.
Valores e experiência
do cliente
Colocar o cliente no centro da
nossa proposta de valor, garantindo
efetividade nos nossos serviços
de atendimento e construindo
serviços digitais e convenientes para
diferenciar sua experiência.
Modelo de negócio Sustentável
Big Data e inovação
Alavancar responsavelmente
os dados disponíveis para
tomar decisões, de forma que
se otimize o negócio através
de metodologias cientificas e
baseadas em fatos.
Digitalização end to end
Acelerar a transformação
do negócio através da
digitalização, simplificando
processos e gerando
eficiências.
Alocação de capital
e simplificação
Simplificar, otimizar e
direcionar nossos recursos
para atingir de forma mais
efetiva nossos compromissos
com clientes e acionistas.
Materialidade e engajamento de stakeholders_
G4-18, G4-19, G4-20, G4-21, G4-24, G4-25, G4-26, G4-27
Em 2015, realizamos pela primeira vez um trabalho de identificação da materialidade da Telefônica Brasil no Brasil. O processo tem como objetivo entender quais são os temas sociais e ambientais mais importantes na visão de nossos principais stakeholders, que servirão como base para a revisão da Estratégia de Sustentabilidade e definiram o escopo do nosso Relatório de Sustentabilidade de 2015. O resultado pode ser conferido na imagem ao lado.
Para isso, foram conduzidas sessões de diálogo e consultas, gerando importantes considerações e ampliando a percepção da Telefônica Brasil frente aos temas e desafios mais críticos do setor. Foram realizadas 10 entrevistas com acionistas e executivos da companhia e outras 1.511 entrevistas, via questionário on-line, com colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço e parceiros comerciais, além dos grupos focais com 14 colaboradores, 6 representantes do conselho de usuários e 9 da sociedade civil, bem como outras formas de consultas aplicadas, como diretrizes do setor já existentes e pesquisas secundárias.
Matriz de Materialidade (Consolidada )
Painel de Sustentabilidade
Para manter a consulta a nossos stakeholders, em 2016 terá início o Painel de Sustentabilidade, que tem como objetivos tangibilizar as expectativas das partes interessadas e ativar os aspectos fundamentais que estão em nossa matriz de materialidade e suas recomendações atuais.
O Painel será composto por especialistas e periodicamente consultado sobre os temas: social, inovação e meio ambiente. Além disso, irá permitir que nossas partes interessadas possam interagir uns com os outros de uma forma estruturada, facilitando rastreamento de desafios comuns.
Processo 2016
Gestão de riscos_
Por meio de nossa gestão de riscos, estabelecemos políticas e procedimentos para identificar, monitorar e mitigar ameaças às quais estamos expostos, mantendo assim uma postura preventiva ante cortar possíveis impactos estratégicos, econômicos, operacionais, sociais e ambientais de nossas operações.
Os principais riscos foram divididos em quatro categorias: Negócio, Financeiros, Operacionais e Globais. Todos contemplam subcategorias que incluem riscos à reputação, de cumprimento a normas e leis, de recursos humanos, de fraudes e de comunicação, entre outros.
Essa gestão de riscos é difundida em
parceiros estratégicos por meio de
capacitações, garantindo o atendimento
aos Nossos Princípios de Atuação e demais
aspectos capazes de impactar a marca e a
imagem institucional. Também coordenamos
a aplicação de recursos para antecipar
tendências e mudanças legislativas.
G4-14, G4-57
Para tornar a Telefônica Brasil a empresa de telecom de referência em sustentabilidade, queremos reduzir os impactos e risco das nossas atividades, aproveitando as oportunidades e garantindo, eficiência e garantir o crescimento sustentável.
Aplicar a sustentabilidade em nossa estratégia nos permite identificar oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias para gerar valor à sociedade e realizar uma gestão eficaz de impactos inerentes a nossas atividades, tornando nosso negócio cada vez mais responsável. Buscamos transparência em nosso negócio, construindo relacionamentos equilibrados e perenes.
A fim de garantir a efetiva implementação da estratégia em nossas ações, consideramos as visões dos nossos colaboradores e demais stakeholders, buscamos a geração do valor compartilhado, participando do desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Desta forma, vinculamos os objetivos de sustentabilidade com o desenvolvimento e gestão de negócios, incorporando processos e metas, para que passem a fazer parte do DNA da Telefônica.
A sustentabilidade está inserida na estratégia de negócios da Telefônica em todo o mundo considerando cenário Brasil.
Para isso, contamos com um modelo de atuação estruturado em três níveis de compromisso e cobrindo toda nossa cadeia de valor.
A estratégia da empresa nos guia para o nosso Plano de Negócios Global Responsável, para alcançar objetivos concretos. Ele abrange as seguintes prioridades:
- Promessa ao cliente
- Confiança Digital
- Cadeia de suprimentos
- Diversidade e gestão de talentos
- Gestão ambiental
- Inovação sustentável
- Patrocínios culturais
Um negócio responsável para ganhar a confiança do cliente
Talento e diversidade
Gestão de sustentabilidade na cadeia de suprimentos
Promessa ao cliente e confiança digital
Meio Ambiente
Inovação sustentável
Patrocínios culturais
Gestão de Riscos
Trabalhamos para antecipar as tendências e mudanças legislativas que possam impactar diretamente o nosso negócio.
Produtividade responsável
Trabalhamos para melhorar a nossa produtividade incorporando critérios sustentabilidade transversalmente em nossos processos. Nesse contexto trabalhamos para atender às expectativas dos nossos clientes e assegurar a qualidade. Além disso, a fim de gerar mais valor aos produtos, aos serviços e ao negócio, focamos a gestão de talentos, a eficiência energética, a gestão ambiental dos nossos processos e instalações e a gestão responsável de nossa cadeia de fornecimento. Temos como objetivo manter uma postura ética, transparente e íntegra em todas as nossas atividades.
sustentabilidade como alavanca de crescimento
Valorizamos os benefícios sociais ou ambientais de produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes, empresas e indivíduos. Também trabalhamos de modo que o ambiente digital seja cada vez mais aberto e seguro, de modo que as oportunidade da tecnologia estejam ao alcance de todos, provendo a acessibilidade geográfica, social e pessoal da tecnologia e entregando projetos culturais que visem benefícios sociais.
Para garantir que nosso entendimento de sustentabilidade esteja alinhado às demandas da sociedade, voluntariamente passamos a ser signatários dos principais compromissos globais voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Entre eles estão:
Pacto Global
Iniciativa da Organização das Nações Unidas
(ONU ) para estimular empresas a adotar
políticas de responsabilidade social corporativa
e sustentabilidade por meio da adoção de dez
princípios relacionados a direitos humanos,
trabalho, meio ambiente e corrupção.
Carbon Disclosure Project (CDP)
Mecanismo de apoio a organizações de todo o
mundo para mensurar emissões de carbono e
reduções efetivas, estimulando uma economia
mais focada no uso mais racional de energia e em matrizes renováveis.
Carta aberta de mudanças climáticas
Iniciativa do Ethos para empresas, na qual elas
se comprometem a controlar e reduzir emissões
de gases causadores do efeito estufa (GEE ) e
solicitam demandas ou exigências às autoridades
de forma coletiva para o bem da nação.
GHG Protocol
Ferramenta de cálculo que estabelece
um padrão mundial para mensurar, gerenciar e
relatar as emissões de gases de efeito de estufa
(GEE ). Foi desenvolvida pelo World Resources
Institute (WRI) e pelo Conselho Empresarial
Mundial para o Desenvolvimento Sustentável
(WBCSD) para auxiliar gestores na elaboração
de inventários de emissões.
Princípios do Empoderamento
da Mulher
Criado pela ONU Mulheres e pelo
Pacto Global, estabelece sete princípios que
ajudam a comunidade empresarial a incorporar
valores e práticas que visem à equidade de
gênero. A Telefônica Brasil assinou
o compromisso em março de 2016.
ICO2
Iniciativa conjunta da BM&FBovespa e
do Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDE S), é um indicador
composto pelas ações das companhias
participantes do índice IB rX-505 que aceitaram
participar da iniciativa, adotando práticas
transparentes com relação a suas emissões de
gases efeito estufa (GEE ).
Governança da sustentabilidade
Para assegurar a prática de uma gestão responsável em nossas atividades, sempre em sintonia com valores como equilíbrio, transparência, responsabilidade, eficiência e inovação, nosso papel é contribuir para que a sustentabilidade esteja cada vez mais presente em nosso modelo de negócio.
Com a fusão das empresas Telefônica Brasil e GVT em 2015, foi criada a Diretoria de Gestão Responsável e Sustentável, cujo papel é evoluir ainda mais em sinergia com todas as áreas da companhia e orientar quanto aos direcionamentos sociais, ambientais e econômicos no desenvolvimento de nossos serviços, produtos e projetos, garantindo que o plano de negócio responsável seja implementado. Por isso, trabalhamos para direcionar todas as diretorias quanto aos conceitos sustentáveis relacionados às suas ações.
No processo de fusão, criamos uma plataforma única de posicionamento, o Vivo Transforma. A plataforma visa comunicar, de maneira mais objetiva e estratégica, os projetos e ações realizados dentro de nossa estratégia de Sustentabilidade, assim como nossa evolução em governança para um negócio mais responsável.
Ainda como parâmetro de melhoria contínua e incorporação da sustentabilidade nos processos estratégicos, utilizamos o modelo sugerido pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), com indicadores monitorados pela Companhia.
ISE
Em 2015, a Telefônica foi incluída pelo 4º ano consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa que reúne as ações de 40 empresas reconhecidas por seu desempenho em sustentabilidade. Iniciativa pioneira na América Latina, foi lançada em 2005 com o objetivo de estabelecer um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável e estimular a responsabilidade ética das corporações. Internamente, gerimos a melhoria contínua de nossa atuação na carteira através do envolvimento de diversas áreas e executivos. Para cada uma das sete dimensões do ISE temos um vice-presidente como sponsor.
(5) Índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na BM&FBovespa em termos de liquidez, ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.
Garantimos a solidez e o prestígio da Telefônica Brasil com base em Nossos Princípios de Atuação e Negócio Responsável, que inspiram e definem a forma como desenvolvemos nossas atividades. Equivalentes ao código de ética corporativa, eles representam o conjunto de normativas internas que definem como devemos atuar.
A companhia conta com o Canal Princípios de Atuação na intranet para que sejam tiradas dúvidas sobre questões relacionadas ao tema. Esse canal, em conjunto com outros meios de comunicação (0800, e-mail, e outros) estão à disposição dos colaboradores para o relato de situações que desrespeitem os Princípios de Atuação, como conflito de interesses, acesso indevido de informações confidenciais, entre outros. Dessa forma, todos os colaboradores têm à sua disposição meios para poder realizar consultas e denúncias.
A Telefônica Brasil analisa e toma as providências adequadas nas situações reportadas.
Ao longo do ano, foram registradas 867 denúncias, consultas que, somadas a outras 14 pendentes de 2014, totalizaram 881 relatos internos encaminhados para análise. Desse total, concluímos a apuração de 689 delas, das quais 111 eram procedentes. G4-SO5
Nossos Princípios
Definem nossa conduta ética
em tudo o que fazemos
Comitê de Princípios de Atuação
Definem nossa conduta ética
em tudo o que fazemos
Órgão que monitora a aplicação dos Nossos Princípios de Atuação, é formado por executivos de alta gestão, com representantes das áreas de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais, Recursos Humanos, Auditoria, Relações com Investidores, Jurídico e Secretaria da Presidência.
Instituído em 2009, o comitê se reúne periodicamente para garantir que as diretrizes estejam adequadas às exigências legais e às melhores práticas empresariais. Além disso, há apoio da Diretoria de Gestão Responsável e Sustentável, que exerce a função de secretaria.
Entre os temas abordados pelos nossos Princípios de Atuação, estão o respeito aos direitos humanos, o combate à corrupção e a proibição de doações a partidos políticos ou pessoas e entidades relacionadas a eles.
Conheça os Nossos Princípios de Atuação
www.Telefônica.com.br > Sobre a Telefônica > Princípios de Atuação
Inovação_
Para se tornar uma empresa de telecomunicações capaz de oferecer os serviços que os consumidores da era digital desejam, a Telefônica Brasil trabalha para consolidar seu legado como operadora de telecom, com longa experiência em telefonia fixa e móvel, tornando-se uma companhia cada vez mais capaz de oferecer serviços avançados, diferenciados e baseados no cliente que vive neste novo ecossistema digital.
Temos um Centro de Inovação que desenvolve tecnologia, focado nos estágios iniciais de novas soluções.Baseado em São Paulo, trata-se do primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento da Telefônica S.A. criado fora da Espanha. Atua no desenvolvimento de soluções digitais futuras, além de fomentar conhecimento sobre tecnologia, reforçando a inovação de modo aberto e colaborativo.
No ano de 2015, o Centro da Inovação da Telefônica Brasil passou a integrar a vicepresidência B2B. A mudança na estrutura foi acompanhada de uma evolução na forma de atuação, passando a focar a totalidade dos projetos na área da Internet das Coisas. Uma das iniciativas de destaque desenvolvidas ao longo do ano foi o projeto de Eficiência Energética. Por meio de sensores e atuadores instalados nos principais equipamentos consumidores de energia elétrica, conectados a uma plataforma específica, a solução permite a otimização de sua utilização, gerando economia significativa no consumo de energia. A instalação-piloto do projeto teve início no 4º trimestre do ano na Rede de Hotéis Meliá.
Com o objetivo de construir um relacionamento sólido com o meio acadêmico, buscando aproximar a produção de conhecimentos e a inovação gerada em grandes empresas, demos prosseguimento ao Acordo de Cooperação tecnológica com a Universidade FEI, assinado em Janeiro de 2014. Ao longo do ano foram desenvolvidas pesquisas relacionadas à áreas de arquitetura de informação e wearables.
O Centro de Inovação da Telefônica S.A. em São Paulo é o primeiro criado fora da Espanha
Smartcities
Em abril de 2014, a Telefônica Brasil iniciou o projeto de transformar Águas de São Pedro, cidade turística de 2.700 habitantes, a 187 quilômetros da capital paulista, na primeira cidade 100% digital do país. A modernização da infraestrutura de telecom do município, que substituiu as antigas centrais telefônicas e seus cabos de cobre por fibra ótica, permitiu uma revolução tecnológica, tornando-a uma cidade inteligente.
Em conjunto com parceiros privados e o poder público, a companhia levou novos serviços e as possibilidades de conexão para a população, em Saúde, Educação, Meio Ambiente, Mobilidade, Segurança e Gestão Municipal. Um exemplo é a solução para gestão de vigilância sanitária, que possibilita que agentes sejam conectados por tablets com aplicativos que os permitem localizar focos de dengue e outras situações de risco à saúde. Também oferece aplicativos para a população que, por meio de seus aparelhos, pode supervisionar possíveis situações de risco. No mês de dezembro, com a finalização do piloto, o controle do projeto foi transferido para a Prefeitura, deixando um legado de tecnologia e conhecimentos.
50%
dos empreendedores
do mundo têm entre
25 e 44 anos
19%
é a expectativa de
crescimento do mercado
global de microfinanças nos
próximos cinco anos
US$ 14
bilhões
devem ser movimentados
pelas microfinanças até 2019
Inovação aberta
Em 2015, a atuação da empresa na área de inovação e empreendedorismo ampliou-se com a chegada ao Brasil da Telefônica Open Future, a rede global da companhia presente em 17 países que visa captar e desenvolver o talento e o empreendedorismo digital em negócios de sucesso. O programa Open Future reúne todas as atividades, iniciativas e projetos já existentes na Telefônica no campo da inovação aberta, como a aceleradora de statups Wayra, que em 2015 completou três anos de existência no Brasil, e o fundo Amerigo, que investe em negócios digitais por meio de capital de risco.
A Wayra já se consolidou como principal aceleradora de startups do país. Ao longo de três anos de atuação, a academia brasileira investiu R$ 5,8 milhões em empresas digitais, enquanto que as startups levantaram mais de R$ 36 milhões junto ao mercado. Em todo o portfólio de empresas aceleradas pela Wayra, oito companhias já firmaram parcerias com a Telefônica Brasil, o que demonstra a efetividade da empresa e do Brasil como ecossistema de inovação.
Outro fator de sucesso foi o nível de crescimento das 15 startups apoiadas pela Wayra Brasil no decorrer de 2015.
Internet das Coisas
A Telefônica Brasil está testando no Brasil a Sigfox, uma rede pioneira no país, mas que já existe na Europa, específica para utilização em dispositivos de Internet das Coisas, termo que identifica uma rede de monitoramento que conecta objetos com o objetivo de monitorá-los.
A vantagem do sistema é consumir menos energia que outros dispositivos, o que viabiliza seu uso em objetos nos quais esse fator é crítico, como medidores de água e de gás, rastreamento de cargas de alto valor, lixeiras e bueiros, e sensores de estacionamento em vias públicas.
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro devem ter cobertura total até o final de 2016 e, em breve, a Sigfox deverá se expandir conforme demanda.
O programa Open Future, rede global da companhia presente em 17 países, ampliou a atuação da Telefônica Brasil em inovação aberta e empreendedorismo.