Fornecedores_

O nosso planejamento estratégico prevê o fomento ao desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira das comunicações e o estímulo do uso de bens e serviços com tecnologia nacional. Entendemos ser essa a melhor maneira de alcançar nossa proposta de valor aos fornecedores.

Além de estimularmos a rastreabilidade, a inovação e a economia circular, ao mesmo tempo, mitigamos riscos, eliminamos possíveis prejuízos econômicos e à reputação. G4-12

Fomentar a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de suprimento se apresenta cada vez mais como um desafio-chave no setor de telecomunicações, visto que as concessionárias incluem cada vez mais fornecedores e terceirizados em seus processos. Identificar e gerir riscos associados à sua participação em nossas atividades é tarefa essencial, sobretudo quando se trata do atendimento a requisitos legais de operação e do nível de satisfação de clientes.

Para garantir assertividade na contratação de fornecedores, contamos com um modelo global de gestão de compras, que considera componentes como gestão de riscos, produção eficiente, cultura da sustentabilidade e produtos sustentáveis.

Além disso, para direcionar nossa gestão da sustentabilidade na cadeia de valor, seguimos uma matriz de riscos e oportunidades associadas a fornecedores. GRI G4-EC9

Nossa Proposta de Valor

Compartilhar cada vez mais benefícios gerados na cadeia de valor com os nossos fornecedores e prestadores de serviços.


Volume de compras (bilhões de euros) 2013 2014 2015
Volume de compras adjudicado 6,89 6,76 6,34
Volume de compras adjudicado localmente 6,78 6,75 6,32

Fornecedores contratados (mil unidades) 2013 2014 2015
Contratados localmente 2,95 2,03 2,05
total contratados 3,05 2,07 2,09

Riscos e oportunidades na cadeia de fornecimento

 

Direitos trabalhistas Terceirizados
(conforme legislação)

  • carga horária e remuneração
  • liberdade de associação
  • segurança e saúde

Impactos ambientais

  • licenciamento
  • materiais perigosos
  • reciclagem de resíduos

Confiança do cliente

Alguns fornecedores nos representam em contato direto com nossos clientes

Consumo de energia e emissões

Reduções próprias ou serviços que gerem economia em consumidores

Direitos humanos

  • impactos em equipamentos e dispositivos
  • trabalho infantil
  • mineiros de zonas de conflito

Privacidade e segurança

  • proteção a dados dos clientes


Os Nossos Princípios de Atuação também nos orientam a respeito de nossa relação com fornecedores, como um compromisso segundo o qual:

  • Informamos e avaliamos os nossos fornecedores em relação aos conteúdos e objetivos dos nossos Princípios e Políticas, com o objetivo de garantir que todos compartilhemos a mesma visão.
  • Zelamos para que os nossos fornecedores respeitem a legislação local vigente, encorajando-os a ser proativos, considerando as legislações mais exigentes.
  • Incentivamos os nossos fornecedores a realizar ações dessa natureza em sua própria cadeia de suprimento, com a finalidade de multiplicar o impacto positivo nos aspectos sociais, do trabalho e de meio ambiente.

Em 2015, foram realizadas 3.959 auditorias administrativas e 19 locais em fornecedores de risco. Foram propostos 265 melhorias.


19 %
Auditorias de responsabilidade
na cadeia de
suprimentos


GESTÃO DE ALIADOS G4-SO10

O Programa Aliados é uma iniciativa de transformação e compromisso com as empresas colaboradoras da Telefônica Brasil e seus parceiros. Trata-se de um programa estratégico, dado que aproximadamente 80% do contato direto com os nossos clientes é realizado por terceiros.

Por meio do programa, a Telefônica busca:

  • Garantir a parceria com aliados estratégicos.
  • Garantir o cumprimento dos objetivos organizacionais, de segurança técnica e desenvolver mecanismos de prevenção de riscos.
  • Sensibilizar os terceirizados sobre o cumprimento das normas da Telefônica.

O programa zela pelo cumprimento dos padrões sociais, trabalhistas e éticos, promove a excelência do serviço aos clientes e facilita o avanço das empresas aliadas em termos de gestão para a sustentabilidade.

Minerais em zona de conflitos_

G4-HR6

Os processos de extração e tratamento de minerais em alguns casos representam um grave problema, já que podem causar impactos negativos ao meio ambiente e ferir direitos humanos, principalmente no caso de minerais provenientes de zonas de conflito na África e, no caso da Indonésia, do estanho, material que é o principal componente dos terminais móveis e está presente também em outros produtos tecnológicos.

Conscientes do nosso papel como agentes na promoção da solução desse problema, trabalhamos para fomentar a responsabilidade e a transparência na cadeia de fornecimento, de forma a poder garantir a rastreabilidade dos minerais utilizados.

Integramos algumas das principais iniciativas setoriais, orientadas para reduzir o impacto e a reparar esse tipo de situação ligada aos minerais. Adicionalmente, como sociedade listada na Bolsa de Nova York, cumprimos a Seção 1.502 da Reforma Dodd-Frank de Wall Street e a Lei de Proteção do Consumidor e seguimos as diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estabelecidas em seu Guia de devida diligência para cadeias de fornecimento responsáveis por minerais provenientes de áreas afetadas por conflitos e de alto risco, promovendo a sua aplicação entre os fornecedores que trabalham com minérios.

Adotamos uma política específica e mantemos uma estrutura de gestão interna para acompanhar os problemas relacionados à cadeia de fornecimento.

Trabalhamos para fomentar a responsabilidade e a transparência na cadeia de fornecimento, de forma a poder garantir a rastreabilidade dos minerais utilizados.