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Relatório Anual 2013

 

Sobre o Relatório

Realização do processo de materialidade foi um dos avanços no Relatório de Sustentabilidade 2013.

Metodologia

Este é o segundo Relatório de Sustentabilidade publicado pela ALL. O documento reúne as informações mais relevantes a respeito do desempenho econômico, ambiental e social das quatro concessões de ferrovias que compõem a ALL Operações Ferroviárias e a holding ALL entre 1o de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2013. As informações que não pertencem a esse período e as metas para 2014 estão claramente sinalizadas no contexto em que são apresentadas. O escopo permanece o mesmo do relatório anterior: ALL Malha Sul S.A., ALL Malha Oeste S.A., ALL Malha Paulista S.A. e ALL Malha Norte S.A.

Como no ano anterior, o documento segue a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI). De acordo com os parâmetros estabelecidos pela GRI 3.1, este relatório contempla o nível de aplicação B, conforme mostra a ilustração abaixo. O relato oferece um estrato amplo e transparente da companhia. Nesta edição, foram reportados 42 itens de perfil e governança, formas de gestão dos aspectos materiais e 23 indicadores de desempenho, incluindo dois setoriais.

Nível de aplicação

*Suplemento setorial em sua versão final.

Processo de materialidade

O Relatório de Sustentabilidade 2013 da ALL teve como principal avanço o início de um processo de materialidade. Os temas relevantes foram levantados a partir de entrevistas realizadas com executivos da companhia – incluindo alguns que participam do relacionamento com comunidades locais – e especialistas da área: representantes do Ibama, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Associação Nacional dos Transportes Ferroviário (ANTF) e do Centro de Logística da Fundação Getulio Vargas.

Foram realizadas análises de documentos da empresa e de clipping de mídia, além de consultas a clientes. Foram engajados alguns dos grupos de stakeholders que mais impactam ou são impactados pela ALL Operações Ferroviárias. Também foram analisados alguns dos documentos do setor e referências em sustentabilidade.

O processo teve como resultado a seguinte lista de temas materiais:

  1. Relacionamento com comunidades de entorno
  2. Investimentos em infraestrutura e redução de gargalos logísticos do setor
  3. Relacionamento com o governo
  4. Gestão financeira
  5. Saúde e segurança dos funcionários e de terceiros
  6. Garantia de segurança nas linhas férreas
  7. Adequação a legislações, regulamentações do setor e relacionamento com entidades de classe e governo
  8. Sistema de gestão ambiental e relacionamento com órgão ambiental
  9. Relacionamento com clientes
  10. Práticas trabalhistas

Em 2014, o processo de análise da materialidade será ampliado. Estão previstas consultas às comunidades impactadas pelas ferrovias da ALL e entrevistas com representantes dos municípios cortados pelas vias férreas, investidores e colaboradores. A partir dessas informações será construída uma matriz de materialidade mais completa. A última etapa consiste na validação dos temas prioritários com a alta liderança e na definição de objetivos estratégicos e metas.

Para sugestões, comentários ou críticas a este relatório, contatar:

Relações com Investidores
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(41) 2141-7459
Rua Emilio Bertolini, 100. Vila Oficinas
82.920-030 Curitiba – PR

Anexo

Perfil dos colaboradores Homens Mulheres
Por nível funcional
Diretoria 7 0
Superintendência/gerência 69 13
Coordenação 163 48
Supervisão 542 2
Administrativo e vendas 146 186
Operacional, equipagem e pátio 7.019 230
Trainees 11 1
Aprendizes 29 15
Estagiários 32 21
Por tipo de contrato
Tempo determinado 67 37
Tempo indeterminado 7.951 479
Por malha de operação
Malha Sul 4.532 396
Malha Norte 1.170 55
Malha Oeste 737 12
Malha Paulista 1.235 44
Portofer 344 9
Total 8.018 516

 

Rotatividade (2013) Contratações Desligamentos
Taxa (%) Total Taxa (%) Total
Por gênero
Homens 29 2.442 24 2.071
Mulheres 4 340 4 332
Por faixa etária
Abaixo de 30 anos 23 1.985 17 1.484
De 30 a 50 anos 9 742 10 812
Acima de 50 1 55 1 107
Por malha de operação
Malha Sul 20 1.717 18 1.516
Malha Norte 5 417 4 329
Malha Oeste 2 159 2 189
Malha Paulista 5 412 4 329
Portofer 1 77 0 40
Total 33 2.782 28 2.403

 

Demonstrações do valor adicionado (R$ milhões)
Geração do valor adicional 2011 2012 2013
1. Receitas 3.867,7 3.972,2 4.303,1
2. Insumos adquiridos de terceiros 1.314,2 1.287,1 1.385,5
3. Valor adicionado bruto (1 – 2) 2.553,5 2.685,1 2.917,5
4. Depreciação e amortização 453,2 469,4 526,6
5. Valor adicionado líquido (3 - 4) 2.100,3 2.215,7 2.390,9
6. Valor adicionado recebido em transferência 258,6 153,3 84,2
7. Valor adicionado a distribuir (5 + 6) 2.358,9 2.368,9 2.475,1
Distribuição do valor adicionado 2011 2012 2013
Acionistas 2,5% 2,4% 0,1%
Colaboradores (remuneração, benefícios e encargos) 9,8% 15,0% 17,2%
Governo (impostos, taxas e contribuições) 20,7% 18,6% 17,1%
Lucro retido/prejuízo do exercício 8,6% 8,1% 1,1%
Juros e aluguéis (remuneração de capital de terceiros) 58,3% 55,8% 64,5%