Relatório de
Sustentabilidade 2015

Fornecedores

Uma década de desenvolvimento

Parte da nossa estratégia de negócio prevê inserir práticas de sustentabilidade em nossa cadeia de valor. E não é de hoje. A frente de trabalho com fornecedores completou, em 2015, dez anos de atuação. O engajamento desse público e a participação efetiva dele nas ações propostas pelo Grupo indicam que, juntos, é possível fazer muito mais, garantindo a perenidade econômica, social e ambiental do negócio – além da disseminação de melhores práticas no ambiente empresarial.

Quando o assunto é atuação de sustentabilidade na cadeia de abastecimento, o tempo foi um verdadeiro aliado, nos dando maturidade e relevância no tema. A prova é que o mercado quer, cada vez mais, ouvir nossas experiências: 2015 foi o ano com maior demanda por benchmarkings e participação em eventos na área.

Visitamos organizações como Itaipu e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), além de participar de encontros como o I Seminário Internacional de Gestão de Risco – tudo para compartilhar nossa experiência sobre gestão de fornecedores sob a ótica da sustentabilidade.

Uma das iniciativas definidas e com resultados em andamento é a de Compras Sustentáveis. Trata-se do piloto de uma ferramenta desenvolvida em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e empresas associadas, e já usada em duas concorrências de material de embalagem e de serviço. Em 2015, realizamos um workshop in-company envolvendo mais de 82% dos colaboradores de todas as áreas de interface com fornecedores para capacitá-los nessa nova ferramenta.

A proposta é dar subsídios aos compradores para priorizarem fornecedores com práticas sustentáveis. Por exemplo, em casos de eventos, podemos dar preferência a empresas com melhor monitoramento de subcontratados ou que optam por equipamentos com selo ProCel – com menor consumo de energia.

Ou seja, é possível usar a sustentabilidade na decisão de compras, indo além dos processos de homologação, monitoramento e reconhecimento de fornecedores. Agora, com os aprendizados, avaliaremos o desdobramento desse processo nas ações dos próximos anos.