Produção inteligente
Uma das premissas de sustentabilidade do Grupo Boticário na industrialização dos seus produtos é optar por processos produtivos com menor consumo de energia e água, além da redução de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEEs) e geração de resíduos. E para alcançar estes resultados, buscamos constantemente novas formas de produzir os mesmos produtos, porém, com menores impactos. (veja mais no capítulo de Ecoeficiência).
Foi assim que, em 2015, realizamos uma otimização de equipamentos e mudanças no processo produtivo que possibilitarão a fabricação de shampoos com uma menor temperatura de aquecimento, a partir de 2016. É que em alguns processos fabris é necessário aquecer a formulação, portanto a redução na temperatura levará a uma maior eficiência energética e, com isto, menores emissões de GEEs.
Além disso, desde 2011, 80% dos shampoos de O Boticário, Eudora e dos Produtinhos da Beauty, de The Beauty Box, utilizam um blend de tensoativos com três matérias-primas em uma só, reduzindo o número de verificações necessárias para atestar a sua qualidade e, consequentemente, a quantidade de reagentes utilizados.
Em 2015, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento mapeou, testou e aprovou 17 novas matérias-primas e dois materiais de embalagens que oferecem ganhos em sustentabilidade e podem compor futuros produtos do Grupo Boticário.