Varejo
Sustentabilidade em todas as pontas da rede
As nossas lojas são o ponto de encontro com nossos consumidores. Engajar todos os públicos atuantes nessa rede – franqueados, operadores das franquias, equipes de loja, entre outros – é fundamental para as práticas de sustentabilidade serem expressas de forma coerente e alinhada à estratégia da empresa. Por isso, trabalhamos constantemente para levar o tema a este público.
Em 2015, por exemplo, incluímos sustentabilidade no Programa O Futuro em Nossas Mãos. Por meio de um treinamento dinâmico, a partir da metodologia de mapa visual, os participantes perceberam a importância da adoção de práticas sustentáveis e como elas estão conectadas e alinhadas com o negócio. Assim, os futuros gestores de franquias (sucessores) passam a conhecer mais as políticas de sustentabilidade da empresa e começam, desde cedo, a se engajar no tema. É a nossa essência passando de geração em geração!
Outra iniciativa foi a reformulação do Manual de Operações, que deixou o tema sustentabilidade mais prático e aplicável ao dia a dia dos franqueados. O documento é uma compilação de informações relacionadas a regras, processos e atividades operacionais das franquias.
Uma nova forma de pensar
Durante o Fórum Nacional de Varejo, um dos maiores eventos do setor no Brasil, mostramos uma forma inovadora de pensar e soluções mais sustentáveis para pontos de venda, junto a universitários de todo país. Propusemos o case de Logística Reversa e os estudantes desenvolveram projetos relacionados a ele. O autor da melhor ideia ganhou uma viagem com destino a Nova Iorque para participar da NRF, maior evento de varejo do mundo.
Um olhar para os franqueados
Em 2015, os grandes eventos das marcas contaram com alguma ação de sustentabilidade. A convenção de quem disse, berenice? trouxe uma ação lúdica: brownies com embalagens azuis e rosas foram distribuídos carregando a mensagem: talvez você tenha escolhido o azul por ser menino, ou o rosa por ser menina, mas, independentemente da cor, o sabor é o mesmo. Uma reflexão sobre o empoderamento da mulher para equidade de gênero (veja mais em Equidade de gênero ).
Já no Encontro Nacional de Eudora, a apresentadora e jornalista Ana Paula Padrão falou sobre este mesmo tema às participantes, reforçando mensagens de autoconfiança e independência das mulheres. Além da sua conhecida atuação como jornalista, Ana Paula é criadora do Tempo de Mulher, plataforma de comunicação multimídia que abrange um portal dedicado a temas de interesse do universo feminino, uma produtora de eventos e um banco de inteligência totalmente voltados a entender a nova mulher brasileira.
Na convenção de O Boticário, o tema foi Logística Reversa. Os franqueados foram convidados a continuar participando do programa e reportando com frequência e corretamente a quantidade de embalagens coletadas em seus pontos de venda. Com a maior rede de franquias de cosméticos no mundo, o Grupo Boticário sabe que o alcance de ações como essa é muito significativo.
Franquias Destaque em 2015
Seis franquias foram reconhecidas como Destaque em Sustentabilidade no Prêmio Excelência na Gestão de Franquias de O Boticário, por desenvolver iniciativas de sustentabilidade em suas operações.