Relatório de
Sustentabilidade 2015

Retorno financeiro?
Tem sim, senhor!

 

Sustentabilidade dá, sim, retorno financeiro e é uma realidade aqui no
Grupo Boticário.
Porém, quem trabalha com o tema sabe que nem sempre é algo evidente ou simples de ser mensurado. Para ter uma perspectiva financeira sobre a estratégia de sustentabilidade, o Grupo Boticário conta com algumas iniciativas. Uma delas é o Índice de Sustentabilidade, ferramenta interna que mensura a evolução da inserção do tema nos processos da empresa. A metodologia foi desenvolvida com base em indicadores internos e externos de fontes reconhecidas no mercado.

 

O Índice de Sustentabilidade mensura resultados, processos, aspectos financeiros e reputação em sustentabilidade.

 

Em outra iniciativa, a agência alemã GIZ, convidou o Grupo Boticário e outras empresas com atuação relevante em sustentabilidade a fazerem parte da Emerging Market Multinationals (EMM) Network for Sustainability, uma rede de empresas de países emergentes influentes na promoção do desenvolvimento sustentável. O primeiro fruto dessa parceria foi um projeto para auxiliar as empresas a identificarem e calcularem o retorno financeiro de determinados aspectos da sustentabilidade. A ação também tem o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas como parceiro técnico no Brasil.

O projeto, em caráter piloto, foi realizado ao longo de 2015 e envolveu o estudo de caso de atividades em que pudéssemos identificar redução de despesa, ganho de receita ou custo evitado. O Grupo submeteu ao estudo projetos de ecoeficiência, ciclo de vida dos produtos e logística reversa. A metodologia de retorno sobre investimento, já consolidada em áreas de gestão, começa a abrir portas importantes para se tangibilizar os ganhos financeiros em processos com sustentabilidade e se tornar um indicador monitorado constantemente pela área de Sustentabilidade.

Saiba mais em www.emsdialogues.org.

 

Buscamos praticar a sustentabilidade no processo inteiro de produção, assim os nossos produtos chegam às prateleiras das lojas com impactos social e ambiental reduzidos.