Relatório de
Sustentabilidade 2015

Logística Reversa

Reciclagem em todo país

O Programa Reciclagem de Embalagens está presente no varejo em todas as unidades de negócio (UNs) do Grupo Boticário, além dos escritórios corporativos e áreas operacionais da organização. Com a iniciativa, as embalagens pós-consumo de produtos de beleza devolvidas em qualquer uma das lojas e centrais de serviço (CSs) são enviadas a cooperativas de catadores homologadas. Assim, o Grupo Boticário possui, atualmente, uma das maiores operações de logística reversa de embalagens do país, considerando o número de pontos de coletas, apoiando a reciclagem em todo o Brasil!

Além de ser uma prática para diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, o Programa também aproxima os consumidores das marcas do Grupo. Uma pesquisa realizada em 2015, revelou que 30% do nosso público de interesse associa a empresa a alguma iniciativa de reciclagem, coleta ou reutilização de embalagem.

Portanto, temos o desafio de, cada vez mais, transformar esse interesse em prática. Contamos com a força da capilaridade dos pontos de vendas – em torno de quatro mil em todo Brasil – e recomendamos, assim, que o consumidor volte às lojas e devolva as embalagens vazias de seus produtos de beleza. Cidades como Jundiaí (SP), Santos (SP), Santarém (PA), e Itumbiara (GO), são destaques e somam grandes volumes em materiais coletados e enviados à reciclagem via logística reversa. Exemplos da evolução do programa.

Sabemos que o engajamento do franqueado é outro fator de sucesso para o Programa e faz toda a diferença na diminuição de impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos. E tem gente supermotivada trabalhando duro nisso! Em todas as regiões do país, iniciativas dos próprios franqueados nos inspiram a propor melhorias no programa.

Por fim, outro fator de sucesso é a parceria com seis transportadoras que atendem o Grupo Boticário em todo o Brasil. Elas são grandes parceiras do Programa, fazendo a ponte entre o varejo e as mais de 20 cooperativas credenciadas em todo o país.

As iniciativas de fomento à reciclagem extrapolam os limites da empresa. Em 2015, uma parceria entre Grupo Boticário e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fomentou a profissionalização de cinco cooperativas de reciclagem, uma em cada região do país.

As organizações receberam equipamentos tecnológicos e assessoria técnica especializada para melhorar o processo de gestão. Com uma infraestrutura profissionalizada, a cooperativa tem uma operação mais rápida e segura, influenciando positivamente o crescimento de todo o mercado local de reciclagem.

Em outra iniciativa, por meio da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos), nos unimos com outras associações setoriais que representam comércio, indústria e distribuidores de produtos domésticos para garantir o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no que diz respeito à logística reversa de embalagens pós consumo. Mas mesmo antes da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política, o Grupo Boticário já realizava, desde 2006, a operação de retorno das embalagens dos produtos estimulando a incorporação em novos ciclos produtivos. Com o acordo, queremos engajar um número ainda maior de agentes transformadores.

 

Logística Reversa em números

  • Em 2015, foram credenciadas nove novas cooperativas, totalizando 21 parcerias e mais de 900 cooperados beneficiados diretamente.
  • O Programa Reciclagem de Embalagens está presente em 1.750 municípios e 4 mil pontos de vendas.
  • Mais de 3 mil motoristas de nossas transportadoras estão engajados no Programa.

 

A responsabilidade que vem na troca do batom

Em 2015, o Dia do Beijo – campanha já tradicional de quem disse, berenice? – incentivou as consumidoras a trocarem batons usados por novos e enviou para reciclagem 17.800 itens de diversas marcas. Um verdadeiro sucesso! E olha a curiosidade: os resíduos da bala, parte pigmentada do batom, foram aproveitados como combustível em fornos da indústria cimenteira a partir de coprocessamento. Já o plástico foi enviado para reciclagem, de forma adequada.

Além de garantir o destino correto dos batons recolhidos, também temos certeza da boa reciclabilidade dos itens da marca recolocados no mercado. Já que, aqui no Grupo, trabalhamos desde o início do processo de desenvolvimento de produtos para identificar materiais mais atrativos ao processo de reciclagem.

 

O incentivo está na embalagem!

Em 2015, começamos a aplicar em nossas embalagens a simbologia que identifica os materiais que as compõem. Além de ser uma facilidade na vida de quem recicla, deixa o processo mais eficiente, pois possibilita garantir o correto destino a cada item da embalagem.