Perfil da Volkswagen do Brasil

Objetivos e metas

Com metas nas dimensões econômica, social e ambiental, a Volkswagen do Brasil apresenta o desempenho alcançado em 2016 para cada um dos objetivos.

Inserção da metaObjetivo e metasPrazoStatus 2016
Responsabilidade econômica
2012Etiquetagem de veículos – eficiência energética (Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos).201781% dos modelos etiquetados em 2016. A partir de 2017, 100% dos veículos serão etiquetados (leia mais em Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular).
2013Garantia do crescimento por meio de processos mundialmente padronizados para a resolução de problemas.2018Meta concluída. Atualmente, a Volkswagen do Brasil conta com um sistema para padronização de compras e instalações de equipamentos de produção e um sistema para padronização de processos e métodos de trabalho (Arbeitsplan). Há, ainda, um fórum que acontece uma ou duas vezes ao ano para o compartilhamento das melhores práticas entre as quatro plantas produtivas (Arbeitskreis).
2013Produtos de acordo com as necessidades do cliente – Melhoria de 1,5% no índice de satisfação do cliente em relação ao produto.2018A Volkswagen do Brasil trabalha continuamente para manter a qualidade e a segurança de seu portfólio, visando assegurar a satisfação dos consumidores. Em 2017, a empresa está reavaliando a metodologia de sua pesquisa de qualidade. Por isso, a melhoria no índice de satisfação do cliente em relação aos produtos não pode ser mensurada.
Responsabilidade social
2012Estruturação de programa de estímulo ao voluntariado.2019A Volkswagen do Brasil trabalha em um projeto para desenvolver e implementar um programa de voluntariado corporativo. O programa deve ser implementado em 2019.
2013Estruturação de programa de estímulo à diversidade.2017A estratégia VW 2025, aborda o tema Diversidade no Pilar Nossas Pessoas, especificamente no desenvolvimento de ações e projetos relacionados a Diversidade, Integridade e Respeito. Em 2017, iniciamos ações afirmativas para conscientização e engajamento dos empregados sobre o tema igualdade de gêneros, além disso, foi implementado o programa "Women in Management", que define como meta aumentar para 13,74% a participação de mulheres em cargos de gestão, até 2025.
Responsabilidade ambiental
2012Energia (MWh/veículo produzido) = 0,8820181,66
2012Água (m3/veículo produzido) = 2,7020183,72
2012Resíduos (kg/veículo produzido) = 6,5920189,44
2012CO2 (kg/veículo produzido) = 892018119
2012Solventes (kg/veículo produzido) = 4,5920184,37 – Concluída (leia mais em Menos emissões de CO2 e de solventes)
2013Ampliação de energia renovável na matriz energética da empresa2018Concluída (leia mais em Nova estratégia de aquisição de energia)