Nossa Imagem

Para crescer junto

Para crescer junto

Buscando o desenvolvimento em conjunto de toda a indústria, a Volkswagen do Brasil mantém participação efetiva nas principais entidades representativas, defende um diálogo permanente e transparente com as diferentes esferas de governo e participa dos debates mais relevantes para o setor.

[GRI G4-16]

A interação da Volkswagen do Brasil com as diferentes esferas de governo segue os mesmos preceitos de integridade e transparência que norteiam as relações com outros públicos de relacionamento da empresa. Sempre de forma apartidária, o trabalho acontece prioritariamente por meio de entidades representativas e é conduzido e acompanhado pela diretoria de Assuntos Governamentais. Bem mais que defender os interesses da empresa, o relacionamento com os órgãos governamentais visa contribuir para a retomada da curva de crescimento de todo o setor automotivo e da indústria brasileira, refletindo também na recuperação dos níveis de emprego e na melhoria na distribuição de renda e nas condições de vida da população.

Atualmente, a Volkswagen do Brasil, representada por seu diretor de Assuntos Governamentais, Antonio Megale, ocupa a presidência da principal entidade do setor, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em 2016, teve destaque o envolvimento da empresa na estruturação do programa de Compliance e do lançamento do código de conduta da associação.

A Volkswagen do Brasil também participa de outras organizações, tais como:

  • Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA);

  • Confederação Nacional da Indústria (CNI);

  • Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp);

  • Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Alemanha;

  • Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos (Amcham);

  • Society Automotive Engineering (SAE);

Mantém, ainda, interface permanente com outras entidades, como o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Em pauta

Por meio da Anfavea, a Volkswagen do Brasil vem marcando presença nas rodadas de diálogo em torno do programa Rota 2030, que substituirá o Inovar Auto, regime automotivo do governo brasileiro vigente até 2017 para aumentar a competitividade do setor e impulsionar (via incentivos tributários) projetos de inovação que se revertam em uma frota de veículos mais segura e sustentável do ponto vista econômico e ambiental.

Profissionais de diferentes áreas da empresa integram comitês e subcomitês de trabalho da Anfavea e das demais instituições, onde são debatidos temas como regimes extratarifários de tributação, facilitação de comércio internacional, combate à pirataria e legislações trabalhista, de segurança veicular e ambiental – esta última relacionada, especialmente, à eficiência energética e às emissões.

A empresa também acompanha temas que ganham força no mercado automotivo internacional, a exemplo dos veículos híbridos, e que deverão ser alvo de ações de estímulo e de regulação por parte dos órgãos governamentais competentes do Brasil em um futuro próximo.