Meio ambiente e ecoeficiência

Historicamente, a Toyota do Brasil tem buscado reduzir os impactos ambientais de suas operações com base em requisitos e diretrizes globais da companhia, com foco em princípios como a melhoria contínua (kaizen), a redução de desperdício (muda) e da menor variação (mura). Adicionalmente, como reflexo de seu amadurecimento e do entendimento da extensão de sua pegada, a companhia tem reforçado parcerias com a cadeia de valor e exercitado o olhar crítico sobre o desempenho de produtos finais.

A gestão de aspectos ambientais é executada na TDB por meio de uma equipe corporativa e, também, de responsáveis pelo assunto em cada uma das unidades de negócio – com foco nas plantas industriais, onde está a maioria do impacto da operação. Entre os aspectos priorizados, estão as emissões na produção e na logística, o consumo de energia e água e as emissões atmosféricas.

Todas as fábricas da TDB têm Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado, pautado pelo Toyota Way e inspirado nas diretrizes da norma ISO 14001. No caso da planta de Porto Feliz, inaugurada em 2016, foram adotados sistemas que a alinham ao conceito ecofactory, implantado em Sorocaba e, mais recentemente, em São Bernardo do Campo, no âmbito do projeto SBC Reborn (leia mais em Na Operação).

Além das operações diretas, são estudados indicadores de distribuidores e fornecedores em aspectos como certificações de gestão e destinação de resíduos. Quanto aos produtos finais, áreas como Engenharia, Regulamentação e Qualidade trabalham no aprimoramento do desempenho dos veículos.

No ano fiscal 2015/2016, uma das evoluções foi a criação do Comitê de Meio Ambiente, de caráter corporativo, composto das diretorias e gerências das áreas de Produção, Compras, Logística, Marketing, Pós-Vendas e Relações Públicas e Meio Ambiente Corporativo, que se reúne semanalmente para analisar indicadores-chave de performance da companhia.

Em 2015, a companhia encerrou o ciclo do Toyota Environmental Action Plan, um conjunto de metas definido pela TMC que direciona a gestão ambiental do País. Na quinta geração, a TDB conseguiu atingir 100% das metas – que abrangiam itens como zero caso de não conformidade legal, reclamações e acidentes ambientais; obtenção de certificação ISO 14001 para fornecedores e distribuidores; e redução de emissões, consumo de água e energia e geração de resíduos.

Globalmente, o ano fiscal foi relevante pelo lançamento do Toyota Environmental Challenge 2050 – ou Desafio Ambiental Toyota 2050, em português. Com seis pilares ou desafios (veja ilustração), o plano ultrapassa o propósito de diminuição de impactos do Toyota Environmental Action Plan e lança uma visão de longo prazo, segundo a qual a TMC buscará promover impacto positivo real e mensurável, especialmente nos temas de água, emissões e inovação tecnológica.

Desafio Ambiental Toyota 2050

Desafio Ambiental de Impacto Zero

Desafio ambiental de impacto zero

Desafio de impacto real positivo

Algumas metas estabelecidas para o Brasil

Com base nos desafios ambientais da TMC

Zero emissão de CO2 nas fábricas até 2020
por meio da compra de energia (eletricidade) gerada por fontes renováveis.

Minimização de uso de água nas fábricas
por meio do reúso de água da chuva.

Redução de resíduo gerado nas fábricas
Melhoria contínua para atingir o melhor desempenho regional.