Qualidade, segurança e tecnologia

No Brasil e no mundo, a Toyota se esforça para reforçar e manter os atributos de confiabilidade, segurança e durabilidade como diferenciais da marca. Com liderança isolada em segmentos como o de sedãs médios e crescimento, nos últimos anos, nas categorias de compactos e híbridos, a companhia busca adotar a tecnologia de ponta e o olhar atento à inovação como premissas, além de apostar na segurança de todos os processos e do produto final.

O Sistema Toyota de Produção (TPS), que baseia todas as atividades da empresa, da pesquisa e do desenvolvimento à venda de produtos acabados, tem como focos o controle de riscos, desperdícios e falhas que possam gerar riscos à integridade de colaboradores e dos consumidores finais. Nos níveis global e local, há comitês e grupos de trabalho responsáveis por checar a conformidade de cada veículo às normas de segurança Toyota e à legislação local.

O setor automotivo possui impactos e riscos específicos no segmento de qualidade e segurança, como a possibilidade de falhas mecânicas, problemas de montagem, panes e não ativação de dispositivos em acidentes. Para prevenir tais ocorrências, a empresa investe em campanhas de chamamento (recall) preventivas e mantém o Special Committee for Global Quality, um grupo global que desenvolve medidas de gestão da reputação e do padrão de qualidade Toyota.

No Brasil, há uma equipe técnica especializada que responde a chamados mais complexos, feitos por clientes na fase de pós-venda – intitulada Swift Market Analysis Response Team (Smart). Em 2015, foram 2.077 casos debatidos em reuniões e 1.085 ocorrências discutidas como casos potenciais.

Em 2015, a TDB viveu a maior campanha de chamamento de sua história, que englobou mais de 640 mil unidades Corolla por conta de potencial falha no acionamento de airbag. A ocorrência foi extremamente desafiadora por ter exigido a mobilização das equipes de Relacionamento com o Cliente, a estrutura da rede autorizada e os fornecedores da Toyota para atender à demanda (leia mais em Clientes).

Garantia de segurança     G4-14, G4-PR1

Nos itens de série e nos adicionais de seus modelos, a TDB oferece componentes, sistemas e tecnologias que combinam conforto e segurança aos seus motoristas. Muitas vezes, as medidas são adotadas de forma inovadora – a exemplo do airbag duplo, oferecido em todos os veículos antes de se tornar item obrigatório no Brasil, do protetor de caçamba em polietileno de alta densidade, na Hilux, e da estrutura de deformação progressiva do veículo e sua coluna de direção em casos de choque, adotada no Corolla e no Etios.

A TDB também se antecipou à legislação nacional com o sistema de ancoragem Isofix, destinado ao transporte de crianças no Corolla desde o modelo 2015. Com o lançamento do Etios 2017, a Toyota passa a oferecer cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça em todos os assentos, além de ancoragem Isofix (em duas posições) para cadeirinha de criança em todo o seu line-up disponível no Brasil. A implementação desses itens supera o marco regulatório brasileiro, que estabelece essas obrigatoriedades somente em 2020 para todos os veículos destinados ao mercado nacional.

Faz parte das políticas da TMC realizar avaliações de risco nos projetos de novos veículos, a fim de garantir o bem-estar e a segurança dos clientes, além de prevenir ocorrências nos processos produtivos por meio do modelo de produção.

Para atestar por meio de avaliações externas a performance de seu portfólio, a companhia tem participado do Latin NCAP, uma iniciativa independente de avaliação de segurança de veículos novos na América Latina e no Caribe. São realizados testes de colisão para avaliar como a estrutura do carro garante a integridade dos ocupantes em casos de colisão, da estrutura aos itens de segurança, em linha com critérios e normas de segurança viária da Organização das Nações Unidas (ONU).

No ano fiscal 2015/2016, um dos destaques principais foi a Toyota Hilux 2016, primeira picape média nacional a passar pela avaliação, que conquistou cinco estrelas – em uma escala de zero a cinco –, tanto para proteção ao ocupante adulto quanto para ocupantes crianças. Produzida na planta de Zárate, na Argentina, a Hilux é a primeira, em seu segmento no mercado brasileiro, a ser avaliada pela entidade.

O Latin NCAP também realizou testes no novo Toyota SW4 (Fortuner); o SUV recebeu nota máxima (cinco estrelas), tanto para proteção de adultos quanto para a de crianças, nos mesmos patamares da Hilux.

Em sua edição 2015, o Corolla também conquistou patamares positivos entre sedãs médios fabricados no Brasil, conquistando cinco estrelas para passageiros em bancos dianteiros e quatro estrelas, para o banco traseiro. Outro veículo avaliado foi a RAV4, que obteve 5 estrelas para proteção ao ocupante adulto e 4 estrelas para ocupantes crianças. Para os próximos ciclos, a Toyota trabalha para manter e melhorar ainda mais o alto nível de segurança dos seus veículos.

Controle de estabilidade

G4-16

Um dos destaques do ano fiscal 2015/2016 foi a publicação da publicação da Resolução Contran 567/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do sistema de controle de estabilidade nos veículos novos saídos de fábrica, nacionais e importados.

A Toyota teve participação ativa nas discussões técnicas nos fóruns da Anfavea, AEA e Câmara Temática de Assuntos Veiculares (CTAV), apoiando o governo brasileiro na implementação desta obrigatoriedade para 2020, para novos projetos, e 2022 para todos os modelos.